OLIVEIRA, J. Domingues d' - OS CANCROS E O RADIO. Subsidios para a diagnose precoce d'alguns e para a sua curietherapeutica. Por... Combate do Cancro e Protecção aos Cancerosos (Congresso luso-hespanhol - Porto 1921). Porto, Typographia Pereira, 1923. In-4.º (23x15 cm) de XXI, [3], 189, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Importante trabalho sobre o cancro, o seu diagnóstico e combate, por José Domingues de Oliveira, pioneiro na luta contra o cancro no nosso país, introdutor da prática da radioterapia.
Exemplar muito valorizado pela dedicatória autógrafa do autor a seu amigo Joaquim Pacheco.
"Dezenas de milhares de pessoas morrem de cancro.
Calcula-se a proporção de 1 para 10. As estatisticas de todos os paizes civilisados marcam-lhe o seu graphico ascendente; em algumas regiões, e em idades para além dos quarenta annos, já elle vae acima do da tuberculose. [...]
Dos meus apontamentos, colhidos das lições e das observações dos professores de Paris, seguidas em muitos mêses de assistencia hospitalar, desfiados e annotados no remanso das férias na minha Leça compuz quinze capitulos a que dou publicidade. [...]
N'estes capitulos vão elementos d'uma therapeutica nova que, emaranhada ainda nas incognitas de tantas hesitações dão aos primeiros passos, se firma já, com confiança, em acquisições obtidas na experiencia, vindas de tentativas, que não têem sido sempre estereis, e que no seu esforça trazem o segredo da resistencia a oppôr á impetuosa acção da critica e á dissolvente reacção da invidia medicorum."
(Excerto da introdução - Os porquês)
José Domingues de Oliveira (1865-1925). "Natural de Leça da Palmeira. Foi um médico notável. Exerceu atividade, durante muitos anos, na Estação de saúde de Leixões. Através do seu estudo em Paris de Curieterapia (tratamento por aplicação de radio) e pela sua ação vem a ser criado no Hospital Geral de Santo António, no Porto, um serviço pioneiro de Curieterapia. Foi autor de vários livros de medicina de relevo. Em 1907 foi presidente, no Porto da Cruz Vermelha. Em 1921 fez parte da comissão de combate ao cancro e à proteção dos doentes oncológicos. Foi condecorado pelo governo português com o grau de “Cavaleiro da Ordem de Cristo” e com o grau da “Ordem de Santiago d’ Espada”. Foi também condecorado pelo governo francês com a “Cruz da Legião de Honra” pelos serviços que prestou à esquadrilha francesa ancorada no Porto de Leixões durante a Primeira Guerra Mundial."
(Fonte: https://www.cm-matosinhos.pt/frontoffice/pages/1468?poi_id=8414)
Exemplar brochado em bom estado geral e conservação. Capas frágeis com defeitos e pequenas manchas.
Muito invulgar.
20€

Sem comentários:
Enviar um comentário