LOPES, Manuel J. Ferreira - UM BARCELENSE NA ORIGEM DO MUSEU DA PÓVOA. Quatro cartas do Conde de Villas Boas para António Santos Graça. Separata da «Barcellos-Revista». Barcelos, [s.n. - Composto e impresso nas Oficinas Gráficas da Companhia Editora do Minho - Barcelos], 1982. In-4.º (23,5x16,5 cm) de 11, [1] p. ; il. ; B.
1.ª edição independente.
Correspondência do Conde de Villas Boas para Santos Graça, documentação epislolar com interesse para a história do Museu da Póvoa de Varzim, e a importante exposição aí realizada em 1936 - a 1.ª Exposição Regional de Pesca Marítima.
Ilustrado com reprodução de pequeno desenho de Villas Boas - marca de pescador - a colocar na Camisola Poveira encomendada ao amigo.
Exemplar valorizado pela dedicatória autógrafa do autor ao General Salazar Braga (1925-2024).
"Do importante conjunto de documentação epistolar, integrada no espólio de Santos Graça, depositado pelos seus herdeiros no Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim, libertamos as páginas que dizem respeito e permitem evocar as relações de amizade e trabalho entre o etnógrafo poveiro e o barcelense ilustre que foi Fernando de Magalhães e Meneses, Senhor do Paço de Villas e da Torre de Airó, no termo de Barcelos.
Estes textos e o breve período de correspondência, trocada entre o Conde de Villas Boas e António dos Santos Graça (18936-1937), não nos autorizam, por certo, a aquilatar com segurança sobre a origem do relacionamento destes dois homens públicos, de ascendência familiar e social abissalmente diferenciada: madre de opostos caminhos que ambos trilharam com fidelidade e segurança.
Alguma coisa, no entanto, forte e perene, tinham em comum: a mesma paixão e provado devotamento pelo Mar. Deveria ter sido este a fonte de diálogo e aproximação entre o fidalgo e o filho de pescadores e banheiros da Póvoa de Varzim.
Os seus caminhos cruzaram-se, provavelmente, na própria actividade de índole marítima, exercida pelo Conde de Villas Boas, que foi Capitão do Porto de Vila do Conde, Chefe do Departamento Marítimo do Norte e Presidente da Casa dos Pescadores do Porto."
(Excerto de Preâmbulo)
Exemplar em brochura, bem conservado. Capa amarelecida por acção da luz
Invulgar.
10€

Sem comentários:
Enviar um comentário