24 maio, 2025

CASA DE REPOUSO - ABRUNHOSA - BEIRA ALTA-PORTUGAL
. [S.l.], Composição e impressão das Oficinas da Soc. Industrial de Tipografia, Lda. - Lisboa], [194-]. In-8.º (18,5x14 cm) de [16] p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Livrinho de propaganda à Casa de Repouso de Abrunhosa-a-Velha. Foi seu autor Sebastião da Costa Sacadura (1872-1966), conhecido médico e professor universitário, proprietário da instituição.
"Abrunhosa a Velha localiza-se na margem do Rio Mondego com deslumbrantes vistas para a Serra da Estrela. É servida pelo comboio da Beira Alta cuja inauguração do apeadeiro ocorreu em 1935 para facilitar o acesso à então original Casa de Repouso edificada em 1927. A Casa de Repouso, fundada em 1927 pelo Professor Dr. Sebastião Cabral da Costa Sacadura, foi mandada edificar com o objectivo de curar fraquezas e constituir repouso para convalescentes. O local fora escolhido pelas características terapêuticas naturais que possui. O microclima e as águas com beneficio para a saúde, que pela sua composição hipossalina, conforme atestam os relatórios médicos da época, permitiam grande poder sedativo com propriedade eliminatório."
(Fonte: https://www.idealista.pt/imovel/31756426/)
Livro ilustrado em todas páginas, partilhando o espaço com texto alusivo à Casa de Repouso e à zona circundante, incluindo monumentos e paisagens.
"... Em pleno coração das Beiras, num dos mais lindos recantos da Terra Portuguesa. Junto do povo da Abrunhosa, nos termos de Mangualde, a poucas léguas de Vizeu. Construi-se esta casa - propositadamente - para curas de repouso e curas de ar livre. Escolheu-se o local a 500 metros de altitude, em faldas da Serra da Pousada, abrigado por completo dos ventos frios do Norte e volvido, portanto, para o Sol. Procurou-se também que no edifício nenhum confôrto moderno faltasse: electricidade, balneário, aquecimento central, ascensor; água corrente, quente e fria, por tôda a parte e com abundância; tudo, enfim, o que é preciso para cercar de comodidades os seus hóspedes. Em resumo: quiz-se fazer, e fez-se, um estabelecimento, único nêste género em Portugal, instalado numa casa recentemente construída."
(Excerto do texto)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Muito invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário