09 maio, 2025

BIBLIOTECA DE ARTE EQUESTRE -
DOM DIOGO DE BRAGANÇA, VIII MARQUÊS DE MARIALVA
. Sintra, Parques de Sintra - Monte da Lua S.A., 2015. In-4.º (27x21 cm) de 143, [1] p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Catálogo da importante colecção sobre arte equestre que antes pertenceu a D. Diogo de Bragança. "Foi batizada de «Biblioteca Equestre D. Diogo de Bragança» em honra desse notável cavaleiro,  o VIII Marquês de Marialva. D. Diogo de Bragança durante toda a sua vida reuniu documentos sobre a temática e após a sua morte, em 2012, os seus herdeiros venderam o acervo à Parques Sintra.
A coleção abrange os séculos XVI ao XX e integra 1.400 títulos impressos e manuscritos, 165 gravuras e estampas originais e ainda algumas peças raras. Há ainda exposições temporárias que expõem adereços tauromáquicos, retratos a óleo, entre outros elementos.
Esta compilação pretende incentivar a investigação sobre as bases e a evolução da tradição equestre portuguesa e perpetuar uma arte tão portuguesa, através da manutenção do património equino.
Simultaneamente, promove a Escola Portuguesa de Arte Equestre (EPAE) e o próprio Palácio de Queluz.
(Fonte: https://www.viajecomigo.com/2015/05/27/biblioteca-arte-equestre-palacio-queluz/)
Tiragem: 500 exemplares.
Obra lindíssima, de grande esmero e apuro gráfico, impressa em papel de superior qualidade e profusamente ilustrada ao longo do livro com fotografias a p.b. e a cores, reproduzindo retratos, portadas, gravuras, estampas e documentos vários.
Ficha técnica:
Concepção e textos Pedro Maria de Saldanha e Sousa Mello e Alvim. Descrições bibliográficas e iconográficas Pedro Falcão de Azevedo. Colaboração Inês Mineiro Pais; Leonor da Cunha de Sousa Alvim. Fotografia. Ana Luísa Ulrich da Cunha de Alvim; Dom Manuel Empis de Bragança
Exemplar em brochura, bem conservado.
Muito invulgar.
30€

Sem comentários:

Enviar um comentário