CAMPOS, João Manuel Saraiva de - POSTO PILOTO DE MEDICINA DO TRABALHO MONTADO NA FÁBRICA DA CERVEJA DE COIMBRA. Dissertação de Licenciatura apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Trabalho sugerido e orientado pelo Excelentíssimo Senhor Professor Doutor Luís Augusto Duarte-Santos. Coimbra, Secção de Textos, 1968. In-8.º (21,5x16,5 cm) de 236, [4] p. ; [10] doc. desdob. ; [1] env. c/ 2 cartões perfurados ; il. ; B.
1.ª edição.
Tese académica inovadora, teve por finalidade estudar as condições de trabalho dos operários da Fábrica da Cerveja de Coimbra (1930-2002), unidade industrial que esteve na génese da Central de Cervejas, tendo o autor privado durante um mês com os seus funcionários, recolhendo inúmeros e preciosos testemunhos.
Saraiva de Campos não se limita à parte médica do trabalho, antes percorre a fábrica descrevendo os vários departamentos, procedimentos e funcionamento da mesma em pormenor, desde a recepção do malte, passando pela linha de enchimento até ao produto final.
Livro ilustrado no texto com desenhos esquemáticos, quadros e tabelas, e em separado, com uma planta da fábrica de grande dimensões (29,5x106 cm) evidenciando todas as secções que a compunham, inúmeros desdobráveis com gráficos e propostas/projectos para um "Dossier Médico" que incluiria exames aos trabalhadores, e no final, um envelope da FCC contendo 2 cartões perfurados - proposta de ficha médica para computador, antecipando o advento da informática aplicada à saúde, e em particular às consultas preventivas.
Trabalho policopiado, raro e muito curioso. A BNP dá suma notícia desta obra com a indicação "Sem informação exemplar".
"A aplicação dos conhecimentos médicos, dos seus métodos, dos seus métodos às diferentes actividades, tornou-se uma necessidade dos nossos dias. Razão do aparecimento da Medicina do Trabalho, Medicina Desportiva, da novel Medicina Especial, etc.
Em toda a actividade industrial a protecção do operário tornou-se indispensável, actividade essa que sentiu a necessidade de uma organização não só científica, mas também humana, que a conduzisse tanto quanto possível a uma correcção de produção.
Sendo o trabalho "o esforço que se dispende para fazer uma coisa" encontra-se rodeado de aspectos de ordem física, social, moral e económica. Podemos considerar nesse trabalho qualquer que seja a tarefa ou profissão:
- O esforço Intelectual (compreensão, reflexão e inteligência).
- O esforço Sensorial (atenção, paciência, habilidade e precisão).
- O esforço Físico (movimento e resistência à fadiga).
Mas, para além disso, o trabalho actualmente representa até certo ponto uma agressão ao operário; mesmo que este se encontre preparado fisiológica e tecnicamente, o perigo do Stress persiste, persegue e acompanha o trabalhador. [...]
É inegável que o desenvolvimento industrial e técnico surgiu para minorar para minorar o trabalho humano, mas também não é menos certo que com a máquina vieram acidentes. Assim como novos produtos químicos passaram a ser utilizados pela própria máquina para o seu funcionamento ou manutenção, acarretaram intoxicações profissionais igualmente inexistentes nessa data.
Além dos acidentes de trabalho da máquina inerentes à sua cada vez maior utilização não é de desprezar os menos aparatosos mas mais frequentes problemas que o automatismo e a grande cadência condicionam; uma fadiga precoce, tanto muscular como nervosa, encaminha o operário incauto e não dirigido para a "surmenage", acarretando esta:
- Menor rendimento
- Maior fadiga
- Mais acidentes
- Maior morbilidade geral
Poderíamos mesmo afirmar, que a máquina criada para beneficiar o homem acabou por o escravizar.
Se o emprego da máquina em regime de elevada cadência, parece num primeiro relance, beneficiar a entidade patronal, veremos que se nos debruçarmos mais atentamente, isso não corresponde à verdade. Pois o prejuízo próximo da saúde do operário, é o prejuízo a mais longo prazo da empresa."
(Excerto da Introdução)
Indice:
Prefácio | Introdução | Fabrico da Cerveja | Apresentação do Dossier Médico | Aspecto geral dos exames efectuados | Exame de entrada tipo | Caso J. A. P. | Alguns casos clínicos | Visitas aos postos de trabalho | Acidentes de Trabalho e Prevenção | Conclusões | Prólogo | Bibliografia.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas vincadas. Com vestígios de traça na última folha (em branco).
Muito raro.
Com interesse histórico, sociológico e industrial.
Peça de colecção.
150€



Sem comentários:
Enviar um comentário