GOMES, Artur Levy - ESBOÇO DA HISTÓRIA DE MACAU : 1511 a 1849. Por... Macau, Edição da Repartição Provincial dos Serviços de Economia e Estatística Geral (Secção de Propaganda e Turismo), 1957. In-8.º (22x16 cm) de [9], III, 409, [3] p. ; [10] f. il. ; B.
1.ª edição.
Importante subsídio para a história de Macau, antiga província oriental portuguesa. Trata-se de um "esboço" cronológico, de 1511 a 1849, ano em que o governador João Ferreira do Amaral foi assassinado quando passeava a cavalo.
Obra ilustrada em separado com 10 estampas - impressas a p.b. - sobre papel couché.
"Macau, por três séculos, a única possessão europeia na China, o primeiro empório do comércio exclusivo com o Japão e o Celeste Império, o fanal donde irradiou a luz da civilização ocidental por todo o Extremo Oriente, tão pequena em território como grande em tradições, com o seu cunho de Portugal antigo e ressaibos de orientalismo, constitui uma das mais preciosas jóias do nosso património ultramarino.
Territorialmente consta da cidade pròpriamente dita, que abrange toda a península, e das ilhas adjacentes, contando, presentemente, no seu conjunto, pouco mais de catorze quilómetros quadrados de superfície. [...]
O título que escolhemos para este pequeno trabalho, pobre de literatura e despido de erudição, mostra bem que não pretendemos fazer a História de Macau, para que não nos achamos com fôlego, mas simplesmente divulgar alguns dos episódios da acidentada vida desta nossa tão longínqua, quão encantadora província ultramarina."
(Excerto de Ao leitor)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas manchadas, com prolongamento no pé, nas primeiras páginas do livro.
Muito invulgar.
Com interesse histórico.
35€



Sem comentários:
Enviar um comentário