05 janeiro, 2019

VON HELDERS - A DESTRUIÇÃO DE PARIS EM 1936. (Visão duma guerra aerea). [Por]... Major-aviador do exercito alemão. Alvaro de Andrade e Manuel Luiz Rodrigues, tradutores. Lisboa ; Rio de Janeiro - S. Paulo - Belo-Horizonte, Livraria Bertrand ; Livraria Francisco Alves, [193-]. In-8.º (19cm) de 231, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Obra premonitória escrita sob pesudónimo, o seu autor foi Robert Knauss. Trata-se de um exercício sobre supermacia aérea em caso de conflito armado, publicado originalmente em 1932, antes da Guerra Civil de Espanha - balão de ensaio utilizado pela Alemanha para testar o poderio bélico que viria a evidenciar mais tarde, na 2.ª Guerra Mundial
"O livro «Luftkrieg 1936», cuja tradução apresentamos ao leitor, é uma visão da guerra de amanhã que se distingue de tantas outras pelo realismo técnico em que está baseada. [...] O major-aviador Von Helders, quis demonstrar a vantagem que resultaria para o seu país do facto de possuir uma Esquadra Aérea que lhe assugurasse o predomínio dos ares, elemento decisivo de toda a supermacia guerreira.
Há na organização da aviação militar francesa lacunas e deficiências graves que não escaparam à observação abalisada do autor. Deste modo, o seu livro, sendo uma ameaça, é também um útil concelho que a França, saberá, talvez, aproveitar. [...]
A antecipação de Von Helders, que nada tem, portanto, de fantasiosa, pode transformar-se, dum dia para o outro, numa trágica realidade. Oxalá a Humanidade saiba evitar essa hecatombe que excederia todas as anteriores em horror e que traria consigo, talvez, o aniquilamento da nossa civilização."
(Excerto do esclarecimento dos tradutores)
Robert Knauss (1892-1955). Soldado e escritor alemão, que serviu na Primeira e na Segunda Guerra Mundial, chegando ao posto de tenente-general. As suas obras literárias são dedicadas à aviação.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário