06 janeiro, 2019

MARTINS, Alvaro - AS TROPAS DO 1.º GRUPO DE COMPANHIAS DE SAÚDE, EM FRANÇA, NA GRANDE GUERRA (1917-1919). Monografia elaborada em conformidade com a Portaria n.º 2.536 da Repartição do Gabinete do Ministério da Guerra, de 19 de Novembro de 1920. Por... Coronel médico. Lisboa, Imprensa Beleza, 1936. In-8.º (23,5cm) de 142, [2] p. ; [1] f. desd. ; B.
1.ª edição.
Importante monografia sobre o Serviço de Saúde em França, ao longo da Grande Guerra. Encontra-se divida em três partes: A primeira, abarca o período de actuação do Serviço desde o desembarque das primeiras formações em França (Fev. 1917) até à véspera da Batalha de La Lys (8 de Abril de 1918). A segunda, diz respeito ao dia 9 de Abril - dia da batalha - e os três dias que se lhe seguem. A terceira parte medeia entre o dia 13 de Abril de 1918 e o final da Guerra.
Livro ilustrado com um croquis desdobrável de generosas dimensões (30x42cm): O Sector Português : Areas do Corpo e das Divisões em Fevereiro de 1918. Formações sanitárias - schema das evacuações de feridos. Escala, aproximada: 1/50.000.
Valorizado pela dedicatória autógrafa do autor ao conhecido escritor, pedagogo e jornalista Agostinho de Campos.
"O acordo realizado entre o nosso govêrno e o govêrno inglês sôbre a organização do Corpo Expedicionário à França e a sua colaboração na zona de operações do exército britânico, estabelecia que os doentes e feridos portugueses seriam tratados nas nossas formações sanitárias e hospitais, salvo quando o seu número excedesse a capacidade daquelas formações, pois nêsse caso a assistência ser-lhes-ia assegurada pelos estabelecimentos ingleses onde o govêrno português faria apresentar médicos do seu exército, para colaborarem com o serviço britânico no seu tratamento. Ficou dêste modo reconhecida e garantida a nacionalização e a autonomia dos servições de saúde do C. E. P., dentro das condições e exigências da sua situação táctica no exército da Grã-Bretanha."
(Excerto do Prefácio)
Índice:
Prefácio. Parte Primeira (2 de Fevereiro de 1917 a 8 de Abril de 1918): Capítulo I - Função da Ambulancia - Ambulancias mobilizadas pelo 1.º Grupo de Companhias de Saúde - Seu embarque para França - Papel que vão desempenhar na organização sanitária do C. E. P. Capítulo II - As Ambulancias na zona de Concentração. Capítulo III - As Ambulancias na frente - Idéa geral da organização do Sector português - Analogias e divergências com relação ao sistema empregado pelos ingleses. Capítulo IV - A ambulancia n.º 3 em Vieille Chapelle. Capítulo V - As ambulancias n.º 1 e n.º 7 na frente - O Hospital de sangue. Capítulo VI - Colunas de hospitalização n.º 2 e n.º 4 - Coluna de Transporte de Feridos n.º 2 - Secção de Estomatologia - Serviços sanitários na Base. Capítulo VII - A Secção de Higiene e Bacteriologia. Parte Segunda (9 a 12 de Abril de 1918): Capítulo VIII - O plano de defeza do Sector português - A Batalha do Lys. Capítulo IX - As Ambulancias n.º 7 e n.º 1 na Batalha do Lys. Capítulo X - O Hospital de Sangue n.º 1 durante a Batalha. Capítulo XI - Serviços prestados pela ambulancia n.º 6 e n.º 4 durante a Batalha do Lys - Situação das restantes formações do 1.º Grupo de Companhias de Saúde de 9 a 12 de Abril de 1918. Capítulo XII - Resumo da acção do 1.º Grupo de Companhias de Saúde na Batalha do Lys. Terceira Parte (De 13 de Abril de 1918 até ao fim da Guerra): Capítulo XIII - Crise de depressão moral das tropas em seguida ao 9 de Abril. A Junta médica de inspecção a tôdas as unidades e formações - O C. E. P. depois da Batalha do Lys. Reorganização dos Serviços de Saúde. Capítulo XIV - As formações do 1.º Grupo de Companhias de Saúdena frente, depois da Batalha do Lys - Organização sanitária da Base. Capítulo XV - O Hospital da Base n.º 1. Conclusão.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Selo de biblioteca na lombada. Carimbos oleográficos (2) na f. rosto.
Muito raro.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário