03 janeiro, 2019

CORREIA, António Rodrigues - ESBOÇO HISTÓRICO DA BANDA MILITAR DE VISEU. Separata da Revista «Beira Alta» : Ano X e XI - Fascículos III, IV, I, II, III e IV. [S.l.], [s.n.], 1953. In-8.º (21,5cm) de 61, [1] ; [7] f. il. ; B.
1.ª edição independente.
Interessante monografia sobre a extinta Banda Militar de Viseu.
Ilustrada em separado com fotogravuras, impressas sobre papel couché, da banda e de alguns dos seus membros mais ilustres.
Livro valorizado pela dedicatória autógrafa do autor.
"A Banda Militar de Viseu, desaparecida desta cidade há 12 anos, depois de ter estado integrada na vida citadina durante quase um século, e por meio da qual os visienses de antanho e muitos ainda da actual geração tomaram contacto com as obras musicais dos grandes Mestres, muito contribui, certamente, para o desenvolvimento intelectual, artístico e até social da terra onde esteve aquartelada.
Muitos filhos de Viseu, graças à educação musical recebida no seio da extinta Banda do Regimento de Infantaria n.º 14, conseguiram destacar-se como artistas musicais de grande valor, alguns dos quais terão desfrutado posição social que, sem a existência da Banda nunca chegaria a atingir.
Além disto, muitas famílias que hoje adornam a linda cidade de Viriato, cujos membros são visienses de gema, ilustres alguns e dedicados todos, são descendentes de músicos que aqui ficaram para sempre, trocando a risonha Capital da Beira Alta pelo Torrão Natal, tornando-se tão visienses como os naturais, tendo dado a esta terra o melhor da sua existência e todos os seus filhos."
(Excerto da introdução)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
Com interesse histórico e regional.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário