19 janeiro, 2019

SILVA, Luiz Moreira Maia da - ORAÇÃO GRATULATORIA NA ACCLAMAÇÃO DO SENHOR D. PEDRO V. POR OCCASIÃO DO TE DEUM MANDADO CELEBRAR NA SÉ CATHEDRAL DO PORTO PELA CAMARA MUNICIPAL DA MESMA CIDADE NO DIA 16 DE SETEMBRO DE 1855, RECITADA POR..., Vigario de Santa Eulalia de Macieira de Sarnes. Porto, Na Typographia de Sebastião José Pereira, 1855. In-8.º (21,5cm) de 27, [3] p. ; B.
1.ª edição.
"Que vivido enthusiasmo é este, que incita os animos de toda uma Nação?! Como é expansivo o jubilo, que ressumbra na face de seus filhos! Porque ondeam sobre o Tejo e Douro tão festivas, e vistosas galas? Porque se ergue tão radiante e magestosa esta bella do Occidente, cuja fronte se reclina á sombra das parreiras do Minho, e cujos membros se espreguiçam pelas orlas do Oceano?
Não vos é grata essa excitação continua, esse tumultuar sem trégoas no paiz dos Viriatos e Lidadores? [...]
É porque n'este dia memoravel empunha o Sceptro dos Seus Maiores o Descendente dos nossos Reis. É porque n'esse Joven pullulam, de mãos dadas, os brios da Natureza, e os primores da arte... Porque é neto d'um Heroe, que abandonou duas Corôas, e maravilhou dous mundos... filho d'um Regente, que, provindo dos extranhos, é Portuguez do coração..."
(Excerto do preâmbulo)
Exemplar brochado em razoável estado de conservação. Capas frágeis e oxidadas, com defeitos e falhas de papel nos cantos.
Raro.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário