02 janeiro, 2019

A. L. V. - PODER MENTAL. 1.ª edição (5.000 exemplares). Edições da Federação Espirita Portuguesa. Leiria, Tipografia Leiriense, 1931. In-8.º (16cm) de 56 p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Interessante trabalho sobre o fenómeno espírita e telepático da autoria de António Lobo Vilela.
Ilustrado ao longo do texto com pequenas fotogravuras representando "iconografias": projecção dum estado de alma atormentado (2); projecção da vontade com o desejo de impressionar a chapa fotográfica (2); produção ideoplática de uma garrafa (2).
"Já passou a época em que o pensamento era considerado uma aberração metafísica, uma faculdade misteriosa, cuja natureza, transcendental, seria eternamente inacessível ao nosso espírito, ou uma modificação cerebral que não ultrapassava os estreitos limites do nosso crâneo.
Sabe-se hoje, porém, que êle é uma realidade objectiva que encerra dinamismos prodigiosos, tomando formas variadas e definidas e apresentando colorações e luminosidades características.
Tantos os videntes naturais (clarividentes) como os indivíduos magnetizados conseguem ver essas formas etéreas, e, através da sua coloração e luminosidade, compreender o seu significado mais intímo. Os médiuns auditivos (clariaudientes) interpretam-lhe as vibrações. Ele transmite-se a distâncias enormes, com velocidades vertiginosas, produzindo as manifestações telepáticas em que os fenómenos de teleaudição se associam, por vezes, a fenómenos de televisão.
O pensamento é luz, é côr, é som, e todas estas manifestações são função do estado vibratório da matéria que lhe serve de veículo.
Pode dizer-se que estes estudos estão ainda no início, pouco se tendo avançado além do que era conhecido dos iniciados nos altos Mistérios dos santuários antigos e a tradição esotérica trouxe até nós.
No entanto, as notáveis descobertas que vão dos raios catódicos até à rádio-actividade, fundamentando as novas concepções sôbre a natureza e estrutura da matéria e permitindo a conclusão de que todas as substâncias emitem radiações, rasgaram novos horizontes ao estudo do pensamento."
(Excerto da Introdução)
Matérias:
I - Introdução. II - Radiações psíquicas. III - Radiações mentais. IV - Formas-pensamentos. V - Acção do pensamento. VI - O valor da prece. VII - A sugestão. VIII - Hipóteses sôbre a sugestão. IX - Personificações subconscientes. X - Regressão da memória. XI - Alucinações. XII - Estigmatizações. XIII - Sugestão e fenómenos espiritistas. Nota final.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro e muito curioso.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário