29 janeiro, 2019

MORAES, Silvestre de - EVOLUÇÃO E DETERMINISMO - caracteres philosophicos - Coimbra, F. França Amado, 1912. In-8.º (19cm) de [4], 241, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Interessante ensaio filosófico de Silvestre Nuno de Morais, pensador natural da Covilhã.
"A Sciencia e a Philosophia ainda não lograram reconhecer-se, e residem em campos differentes, muitas vezes oppostos.
O philosopho é havido como um excentrico, elaborando conceitos, sem realidade, com mais ou menos argucia ou perspicacia; e o sabio é um snob, que armazena, em larga escala, conhecimentos dispersos, de que faz alarde e exibicionismo, mas que não correspondem ao exercicio da vida, e que não se traduzem em proveito, para alguem.
É que os philosophos querem tirar de si proprios, a philosophia, e os sabios amontoam dados de observação e experiencia, sem verificação alguma.
Sciencia e consciencia é bem raro encontrarem-se.
Domina o impressionismo, e domina a vaidade. E, ás vezes, alliam-se a sciencia com a philosophia, mas, para uma e a outra apparecem inteiramente confundidas, e, por isso mesmo, pervertidas. [...]
Fala-se muito, nos ultimos tempos, em Determinismo e Evolução.
Mas, como determinismo, entende-se a relação absoluta de causas e effeitos, e por evolução, entende-se o desenvolvimento ou o mechanismo extreme.
E assim, deve ver-se e concluir-se que o exercicio e a razão se encontram, na mais inteira desharmonia, porque se degladiam e negam reciprocamente.
Impera porconseguinte a anarchia.
Comtudo, no fundo da Natureza, a vida existe, e define-se ou harmoniza-se."
(Excerto do Prefácio)
Indice:
Prefacio. I - Synthese. II - Differenciação pelo Methodo. Psychiatria: I - Mathematica e Astronomia; II - Physica e Chimica; III - Biologia e Sociologia. Cosmologia: IV - Mesologia;  V - Geologia; VI - Antropologia. Cosmo-psychiatria: VII - Ethnologia; VIII - Ontologia; IX - Paleontologia. Evolucionismo: X - Sciencia, Sciencias; XI - Finalidade; XII - Infinito Finito.
Exemplar brochado, parcialmente por abrir, em bom estado de conservação.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário