24 janeiro, 2019

FRIAS, Carlos Cincinato da Costa - SANIDADE MILITAR (Profilaxia epidémica & Higiene de campanha - Notas do C. E. P.). Dissertação inaugural apresentada à Faculdade de Medicina do Pôrto. Pôrto, [s.n. - imp. na Typ. a vapor da "Enciclopédia Portuguesa", Pôrto, Maio de 1919. In-4.º (23cm) de [12], 121, [3] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Obra com interesse para a bibliografia da Grande Guerra.
Ilustrada com tabelas e desenhos esquemáticos ao longo do texto.
"Os elementos colhidos para esta dissertação inaugural, não permitiu a mobilização médica que fôssem a tempo coordenados e dispostos para entrar no prelo. Há todo o desenrolar da conflagração europeia, sobrevêm a nossa intervenção na guerra, decide-se o envio de um Corpo de Exército à frente francesa...
A educação militar que apressadamente nos inicia no regime da continência e do material sanitário que cumpre conhecer e zelar, dispõe do melhor do nosso tempo.
Partimos em seguida para França e durante largos meses de vida movimentada tivemos muito ensejo de analisar o esplêndido serviço sanitário britânico. Esta facilidade que nos vinha do conhecimento da língua inglesa, foi acrescido, nos últimos meses de permanência no C. E. P., pela nossa condição de Sanitary Staff Officer (agente de informação sanitária entre o serviço de saúde português e a superintendência de saúde inglesa do 1.º Exército Britânico).
Foi durante êste tempo que verificando o atraso sôbre matéria higiénica em que se encontrava nosso Exército, começamos a coligir dados para a elaboração de um modesto trabalho que se nos afigurava ser de algum proveito.
Cortou-nos, porém, êste intento, uma notícia mais que todas para nós lamentável, que determinou a nossa vinda para Portugal.
Depois dos sombrios e dolorosos acontecimentos de Abril de 1918, no Lys, com uma parcela de revez que cai em cada farda-cinzenta, a caminho de um descanço que afinal tinha sido merecido, sobrevem-nos a notícia esmagadora do falecimento de nosso Pai, vitimado pelo tifo exantemático, no sacerdócio clínico a que nunca se eximiu. [...]
Sem estar na posse das estatísticas britânicas a que nos referimos e que orientariam o nosso trabalho, aproveitamos elementos colhidos em França, de visu sôbre higiene militar e notas, instruções, etc, ... concernentes a êstes serviços, que integramos num trabalho de conjunto, de aspirações modestas, sôbre Sanidade Militar".
Matérias:
PARTE I. I - Necessidade de um bom serviço sanitário no Exército. (Notas estatísticas). II - Profilaxia epidémica (paludismo, peste, meningite cérebro-espinal, tifo exantemático, etc.) - Conceito actual da febre das trincheiras. III - Ideia geral dum serviço sanitário num exército. PARTE II. I - Sôbre higine individual. II - Vestuário - Lavandarias - Balneários. III - Alimentação. Cozinhas, etc. IV - Águas: Análise - Esterilização pela cal clorada - Transporte, etc. V - Incineradores - Restos de cozinha - Estrume das cavalariças - Fezes - Cadáveres dos solípedes - Latas e lixo - Águas gordurosas - Urina - Água suja e com sabão. Proposições.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Sem registo na BNP.
Peça de colecção.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário