21 janeiro, 2019

TEIXEIRA, Fernando - O TOURO E O DESTINO : morte e ressurreição a las cinco en punto de la tarde. Prólogo de Luis Badosa. Lisboa, Instituto de Sociologia e Etnologia das Religiões : Universidade Nova de Lisboa, 1994. In-4.º (23cm) de 178, [2] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Interessante trabalho sobre o Touro e a Festa Brava que resulta da tese de Mestrado do autor em Sociologia Aprofundada e Realidade Portuguesa.
Ilustrado com fotografias e bonitos desenhos e pinturas a p.b. e a cores ao longo do texto e em página inteira.
"A corrida de touros - corrida porque como o nome indica o touro corria ao longo das ruas da povoação - realizava-se na Idade Média sob os mais variados pretextos. Boda ou falecimento davam origem a corridas de boda e a corridas de nojo. A chegada de um qualquer personagem importante, a festividade de um santo, muitos outros acontecimentos serviam sempre de motivo para celebrar o festejo. Particularmente nos dias e noites solsticiais o velho touro de Mitra percorria as calles assolado por uma multidão que sempre se mantinha a distância prudente e adequada. As diabruras que se faziam ao touro-demónio consistiam essencialmente no arremesso de pequenas setas que excitavam o animal e imprimiam maior agitação o jogo."
(Excerto de Os Touros e a Festa do Povo)
Índice:
Toque de clarim. Cortezias. Brinde. Prólogo. I - Generalidades sobre as Origens e o Potencial Simbólico do Touro Bravo: Origens e Simbolismo. II - O Cultos do Touro: Aquele que Criou a Vida. III - Mithra: A Crónica de um Deus Vencido. IV - A Corrida e o Poder: A Violência e o seu Monopólio. V - Dos Ritos e do Erotismo: Eros e Thanatos. VI - O Módulo Rural-Etnológico: Os Touros e a Festa do Povo. VII - A Corrida do Forcão: A Capeia Arraiana. VIII - Moldura da Festa Brava: A Industrialização de um Velho Deus. À Saída da Festa. Anexos. Bibliografia.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Com interesse histórico e etnográfico.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário