18 janeiro, 2019

PAPA JOÃO XXI : PEDRO HISPANO = PAPA GIOVANNI XXI : PIETRO SPANO. Coordenação: João Paulo Bessa. Fotografia: António Rafael; Maurizio Necchi; Sergio Galeotti. Tradução: Instituto Italiano de Cultura em Portugal. Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, 2000. In-8.º (22cm) de 72 p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Edição bilíngue (português/italiano) publicada por ocasião da inauguração do novo mausoléu do Papa João XXI, o único papa português, na Catedral de Viterbo, em Itália.
Bonita edição impressa em papel de superior qualidade, profusamente ilustrada com fotografias, esboços e desenhos a p.b. e a cores.
"Pedro Julião, lisboeta de nascimento (1220?) e nobre pela mesma causa, foi clérigo e deão na sua cidade natal - que foi, também, a de Santo António, talvez vinte e cinco anos antes.

Pedro Hispano, homem de letras, viajante, estudante em Paris e professor em Siena, versou filosofia, teologia e ciências físicas e matemáticas, foi o presumível autor de doze obras de lógica, medicina, botânica, teologia e outros saberes (suficientes para que Dante o versejasse como aquele "que luz na terra") e, como médico, chegou à corte papal em Viterbo.
João XXI, Papa dos que o foram em Viterbo (antes arquidiácono e arcebispo de Braga - e também, com as vestes cardinalícias, de Tuscolo, após participar no Concílio de Lião), único português coroado com a mitra pontifical, bateu-se nos terrenos da diplomacia política e da doutrina até que uma ocorrência trágica o levou prematuramente para o sepulcro."
Ter tido um português no ministério de Pedro é algo que interpela a nossa tradicional comunhão com o Santo Padre e sublinha a comunhão católica das Igrejas de Portugal que, embora não isenta, ao longo dos séculos, de nuvens e tempestades, sempre permaneceu viva nos católicos portugueses."
(Excerto do preâmbulo de João Soares)
Matérias:
- Preâmbulo: João Soares, Presidente da CML; José, Patriarca de Lisboa. - Um "Filo Rosso" Lisboa-Viterbo: João XXI: Lorenzo Chiarinelli, Bispo de Viterbo. - Testemunho: António Pinto França, Embaixador de Portugal junto da Santa Sé. - O Túmulo do Papa João XXI: Ana Cristina Leite, Mestre em História de Arte. - Anotações sobre a conservação da pedra tumular do Papa João XXI: Emanuela Marino, Arqueóloga/Restauradora; Paola Coghi, Conservadora/Restauradora. - Reflexão. Solução: Daniela Ermano.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário