04 janeiro, 2019

AUGUSTA, Domingas d'Ornelas - O FERREIRO : romance. Nova edição. Funchal, Loja Torres, [s.d.]. In-8.º (16,5cm) de XII, 99, [1] p. ; B.
Romance satírico do género fantástico. Publicado no Funchal, sem data impressa (por certo, na última década do século XIX, ou na primeira do século XX). Sobre a sua autoria, pouco foi possível apurar, a não ser que terá sido dado à estampa sob a capa de pseudónimo.
"O «Ferreiro» não é uma novella, mas um filho bastardo das Mil e uma noites. O «Ferreiro» é um typo sympathico que, se vivesse n'esta epocha, occuparia, decerto, uma eminente posição entre os famigerados prussianos, como outr'ora Ferrabraz d'Alexandria figurava entre os seus.
O «Ferreiro» é, alem de pimpão de barra de ferro, um poeta como outro qualquer de imaginação esquentada, a quem aprece encaixar aquelle verso do insignificante Bocage, que diz:
Tem versos mui naturais, parecem prosa,
e com relação á sua prodigiosa força, aquell'outros: -
Pour enfoncer un bataillon
Il posséde une baguette magique.
Esqueceu-se porém V. Ex.ª, e a falta é imperdoavel, de pôr na bocca do seu heroe aquella producção d'elle, tão conhecida desde o Bugio á Tabúa, e que começa
Torto nasce, torto vive."
(Excerto da carta-prefácio)
"Certo ferreiro opulento tinha três filhos; um era macho como um coelho e os outros dois eram femeas como lebres; dava cada dia ao filho cem mil réis para as suas extravagancias. Ao fim de muito tempo conheceram as irmãs que o irmão dava cabo da riqueza de seu pae, e combinaram ambas de fazer-lhe vêr o grande estrago que o irmão causava nos seus cabedaes, e que poderiam chegar a tempo de não achar pessoa com quem casar, por não terem dote algum, e ficarem pobres."
(Excerto da Cap. I)
Domingas de Ornelas Augusta. [N. Madeira?; fl. 1872. Pseud.?] 1. BIOG.: Não se dispõe de dados biográficos respeitantes a este autora, que se suspeita ser um pseudónimo. Foi publicado um romance intitulado O Ferreiro (1872), de cunho satírico, e que teve honras de segunda edição. 2. DA AUTORA: [100-1] O ferreiro: romance. 1.ª ed. Funchal: João Trapassa, 1872; nova ed. Funchal: [s. n., 19--].
(Fonte: (PDF) Da Voz à Pluma: Escritoras e património documental de autoria feminina de Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde: guia biobibliográfico. https://www.researchgate.net/publication /304252695)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Frágil, sem capa frontal e f. anterrosto. Deve ser encadernado.
Raro e muito curioso.
Sem registo na BNP.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário