14 janeiro, 2019

ANTHERO, Adriano - MEGACLÉS. (Romance historico). Porto, Imprensa Portugueza, 1922. In-8.º (17cm) de 238, [2] p. ; E.
1.ª edição.
Romance histórico cuja acção decorre na Grécia antiga durante o século VI a.C.
"A cidade de Olympia estava na margem direita do Alfeu e na margem esquerda do Cladeas, e a oeste de Pisa, capital de Elida. [...]
Na planicie, entre o Alfeu e o Cladeas, é que se celebravam, de quatro em quatro anno, os jogos olympicos, e ahi se erguia o templo de Zeus, n'um vasto recinto, chamado Altis, que media um estadio por lado.
No tempo d'esta historia, [561 a 510 antes de Cristo], esse templo não tinha ainda a grandeza e sumptuosidade posterior; mas o altar já era magnificiente. [...]
Ora, os jogos olympicos, que, segundo fica dito, se celebravam de quatro em quatro annos, n'essa cidade, attrairam, então, maior concorrencia que nas olympiadas anteriores. Tinham vindo athletas, propriamente dictos, e palestrates de Sparta, de Athenas, da Argolida, Corintho, Acarnania, e de quasi todas as outras partes da Grecia. Tinham tambem chegado muitos peregrinos estrangeiros, bem como differentes theorias, ou representações officiaes de varias cidades gregas e até d'outras nações.
E, segundo era de lei, havia paz e tregoa sagrada ou ekekeiria, tambem por toda a Grecia, e que não podiam ser alteradas ou quebradas durante os jogos, sob penas graves. [...]
Os jogos duravam cinco dias. Mas o primeiro dia era destinado para os sacrificios aos deuses e outras cerimonias, prescriptas no regulamento.
Ora, foi a esses sacrificios que Agarista e Thargelia foram assistir com Clisthenes, que tambem tinha de estar obrigatoriamente lá, por se achar inscripto como luctador."
(Excerto do Cap. II)
Adriano Antero de Sousa Pinto (1846-1934). Mais conhecido por Adriano Antero. Natural de Cárquere, Resende. Foi um escritor e conhecido advogado português. Tem obra jurídica e económica de relevo editada. Publicou ainda diversos romances, alguns de índole de histórica. Deputado em várias legislaturas, foi ainda professor de História Económica e Geografia no Instituto Industrial do Porto e Vice-presidente da Câmara do Porto, cidade onde viria a falecer em 1934.
Encadernação cartonada, recoberta de tecido, com rótulo verde na lombada indicando o título e o autor. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação. Assinatura de posse na f. anterrosto.
Muito invulgar.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário