02 abril, 2016

PIMENTEL, Alberto - UMA VISITA AO PRIMEIRO ROMANCISTA PORTUGUEZ EM S. MIGUEL DE SEIDE. Porto, Livraria Portuense de Lopes & C.ª - Editores, 1885. In-8.º (18cm) de 40 p. ; B.
1.ª edição.
Esta é a primeira obra de Alberto Pimentel dedicada em exclusivo a Camilo. O autor, devotado e notável camilianista, publicou muitos outros livros e escritos sobre o grande romancista.
"Eram onze horas da manhã. Acabava, na egreja de Santo Thyrso, a missa do dia. Para o largo do mosteiro vinham sahindo os ranchos dos homens e das mulheres do campo; algumas senhoras, poucas. A manhã tinha estado fresca, segundo me disseram, mas eu perdi a manhã, pela simples razão de ter perdido a noite no arraial da Senhora das Dores, na Trofa, onde condescendentemente me deixei arrastar. Quando sahi de casa, seguido pelo criado que levava de redea e garrana, o sol descobria. [...]
O Visconde de Correia Botelho, ouvindo a minha voz, viera receber-me, acompanhado pelo sr. Espinho, seu hospede, á porta da casa do bilhar.
- É uma visita posthuma! dissera elle, abrindo para mim os braços afectuosamente.
Dei-me pressa em protestar contra esta phrase devida ao desalento de um trabalhados infatigavel, que ha mezes se acha condemnado á inercia por um deploravel accidente que lhe nublou os olhos já cansados de uma diuturna applicação.
Para os que amam o trabalho, os ocios forçados são cansativos e molestos. Pareceu-me ser esta a maior enfermidade de Camillo actualmente. Se elle podesse trabalhar, escrever um dos seus bellos romances em quinze dias, como tantas vezes fizera, se conseguisse por esse meio arrancar-se á intuscepção meditativa em que o seu espirito se concentra, tel-o-iamos de novo forte na sua fraqueza, robusto no seu cansaço."
(excerto do texto) 
Alberto Pimentel (1849-1925). "Escritor e jornalista. Conhecido camilianista. Publicou mais de duas centenas de obras, entre romances - sobretudo do género histórico -, crítica literária, crónicas de viagens, monografias históricas, memórias, poesia e teatro. Nas suas obras deu predomínio aos ambientes e figuras características do Porto."
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capa levemente descorada por acção da luz, com falha de papel no canto inferior esquerdo, junto à lombada.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário