16 abril, 2016

COSTA, Francisco José da - 23 ANNOS DE PRATICA HOMŒOPATHICA. Pelo pharmaceutico... Lisboa, Deposito : Pharmacia Homœopathica Costa, 1902. In-8.º (20cm) de 230 p. ; 32 p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Valorizada pelo autógrafo de oferta do autor na f. anterrosto.
Manual de receitas e panaceias várias reunidas pelo autor - proprietário de uma farmácia homeopática em Lisboa -, fruto da sua experiência profissional devotada à causa da homeopatia, conhecido sistema de medicina alternativa.
Ilustrado no verso do frontispício com uma fotogravura da estátua de Hahnemann, em Leipzig, e com desenhos nas páginas do texto representando modelos de "boticas homœopathicas domesticas e carteiras de bolso".
"Quantas vezes não bemdigo a Providencia que, por effeito de mil circumstancias fortuitas, admiravelmente me preparou o caminho em que ha vinte e tres annos venho labutando. [...]
Assim, posso terminar como o veneravel trappista dr. Espanet:
Na homœopathia está a saude das familias, a garantia do medico consciencioso, o complemento e a certeza da arte de curar. O homem virá quebrar o orgulho do seu racionalismo contra o atomo hahnemanniano; contemplará um mundo novo na materia imponderavel. Confio na utilidade pratica dos meus trabalhos, porque procuro appoiar-me do Deus das sciencias, cultivando-as exclusivamente para o bem dos meus similhantes. Não trabalho a favor de ninguem, não desejo a victoria de nenhum systema medico, mas sómente que a verdade triumphe. Vitam impendere vero."
(excerto da introdução)
Matérias:
- Introducção. - 23 annos de pratica homœopathica. - Recordando. - Remedios Homœopathicos Especiaes. - Os nossos remedios compostos ou Homœopathicos Especiaes [100 remédios]. - Medicamentos homœopathicosmais usados, tanto interna como externamente [121 medicamentos, apresentados por ordem alfabética]. - Cuidados e socorros que se devem prestar aos doentes. - Posologia. - [Lista de preços e medicamentos à venda na Farmácia Homeopática Costa (32 pp)].
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Manuseado. Capa suja, com defeitos; rasgo à cabeça sem perda de papel.
Raro.
Sem indicação de registo na BNP.
35€

Sem comentários:

Enviar um comentário