21 abril, 2016

FERREIRA, A. Aurélio da Costa - HISTÓRIA NATURAL DA CRIANÇA. Publicado pelo Instituto Médico-Pedagógico da Casa Pia de Lisboa. Lisboa, Aula-Oficina do Instituto Médico Pedagógico, 1922. In-8.º (16,5cm) de 46, [2] p. ; B.
1.ª edição.
"As sciências naturais, duma maneira geral, e particularmente as sciências biológicas, na orientação de hoje, devem constituir o núcleo central da organização dos estudos das escolas normais e em relação íntima com elas devem estar tôdas as outras sciências que nestas escolas se professem.
Dentre as sciências biológicas a Pedologia, nestas escolas, deve ter o principal lugar, não devendo esquecer-se tanto no ensino teórico, como no prático, que esta sciência nova é uma sciência da Natureza, um ramo da Antropologia, em que, pelos métodos desta, se estudam os caracteres físicos e psíquicos do ser humano em período de crescimento."
(excerto da introdução)
Matérias:
Do uso das estampas em psico-diagnóstico.
Da forma do corpo da criança : sua evolução e significado.
António Aurélio da Costa Ferreira (1879-1922). “Nasceu no Funchal a 18 de Janeiro de 1879. Formou-se na Faculdade de Filosofia em 1899 e na Faculdade de Medicina em 1905, ambas na Universidade de Coimbra. Foi vereador na Câmara Municipal de Lisboa entre 1908 e 1911, deputado por Setúbal nas eleições legislativas de 28 de Agosto de 1910, e director da Casa Pia em 1911. Sobraçou a pasta do Fomento de 16 de Junho de 1912 a 4 de Janeiro 1913. Em 1914, criou, em Santa Isabel, o primeiro Instituto Médico-Pedagógico destinado ao ensino de deficientes mentais. Foi responsável pela organização de um serviço de assistência aos mutilados portugueses (selecção e orientação profissional e uma secção de reeducação, fisioterapia e próteses) que funcionava no Instituto de Reeducação dos Mutilados de Guerra, em Arroios. Leccionou na Escola Normal de Lisboa entre 1915 e 1918; em 1917 foi assistente voluntário de Anatomia na Faculdade de Medicina de Lisboa e naturalista do Museu Bocage. Foi sócio fundador da Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia. Partiu para Moçambique, para realizar estudos antropológicos e, sob influência de uma grave depressão nervosa, suicidou-se, em Lourenço Marques a 15 de Julho de 1922.”
(fonte: www.fmsoares.pt)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas oxidadas.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário