19 abril, 2016

VASCONCELOS, João Teixeira de - MEMÓRIAS DE UM CAÇADOR DE ELEFANTES (com 32 fotogravuras). [Prefácio de Raul Brandão]. Porto, Edição de Maranus, 1924. In-8.º (19cm) de 190, [2] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Abrilhantada pelo prefácio de Raul Brandão e ilustrada com 32 fotogravuras nas paginas do texto.
Conjunto de narrativas aventureiras produzidas pelo autor, irmão do poeta Teixeira de Pascoaes, fruto da sua experiência como caçador de animais de grande porte, em África.
"A primeira vez que vi êste homem extraordinário foi numa fotografia ao pé dum enorme bicho caído por terra com uma bala na cabeça. Era um colosso formidável, informe como um saco de carvão donde saíam dois dentes brancos e agudos.Mas muito mais formidável ainda se me afigurou desde logo, o homem esfarrapado e minúsculo, de espingarda na mão, que se atrevêra a bater-se com a fera gigantesca. Que tipo só acção e nervos e que serenidade no olhar, na fisionomia, na figura!..."
(excerto do prefácio)
"Seduziu-me sempre a vida aventureira, as longas divagações através da selva africana, onde o perigo e o imprevisto exercem sôbre nós uma fôrça de atracção à qual se não resiste. Não há nada como a caça para se poder viver em África uma vida de grandes sensações, - vida que me dominou durante uns dez anos e da qual conservei inolvidáveis recordações. Na verdade, um caçador não se aborrece, está sempre alerta, tem sempre novos projectos a realizar, tem diante de si uma imensidade de terras misteriosas e é-lhe completamente desconhecido o spleen, o tédio e a hipocondria que afligem na Europa os europeus. O caçador não descansa e é raro pernoitar no mesmo sítio e cada sol que nasce lhe alumia novos horizontes. Païsagens desconhecidas aparecem constantemente, diante dos nossos olhos, e sentimos sempre um desejo violento de as percorrer, a fim de vermos o que existe para àlém delas. Isto e o encontro comovente com os grande animais selvagens, como o elefante, o búfalo, o rinoceronte, constituem, para temperamentos idênticos ao meu, um interêsse extraordinário."
(excerto do Cap. II, A vida de um caçador nas selvas)
Matérias:
Um caçador de elefantes [Prefácio].
I - O meu primeiro elefante. II - A vida de um caçador nas selvas. III - No Planalto de Mazenquele. IV - Os búfalos. V - Cinco elefantes. VI - Exploração do Cuílo. VII - Costumes indígenas. VIII - Morte do Giatiça. IX - O Macuta. X - A última caçada no Pombo.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas frágeis, com defeitos.
Invulgar e muito apreciado.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário