14 abril, 2016

BASTOS, Antonio Pinto - AUTOCLYSMOS. Privilegio de... machinista constructor. Commendado da Real Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Villa Viçosa, e premiado em diversas exposições. Calçada do Marquez d'Abrantes, 99. Lisboa, Typographia Castro Irmão, 1888. In-8.º grd. (22,5cm) de 16 p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Curioso folheto ilustrado de apresentação do 'autoclismo', salvo melhor opinião, o primeiro que sobre este assunto se publicou entre nós.
Trata-se de uma obra pioneira de propaganda, verdadeira peça de marketing comercial e industrial do século XIX, onde o autor, proprietário da "Empreza Mechanica e Metallurgica", descreve e promove a venda dos aparelhos, numa época em que, por certo, a sua aquisição não seria uma prioridade para a maioria da população.
O folheto fornece elementos sobre as características dos mecanismos, o seu funcionamento e utilizações. No final, tem a lista de preços dos autoclismos disponíveis de acordo com a capacidade do depósito e das peças acessórias.
É verdadeiramente inusitado para a época, e por isso digno de realce, a consciência social demonstrada por Pinto Bastos, apontando como prioridade, a criação de postos de trabalho para o fabrico dos aparelhos.
                                        .................
"A mingua de trabalho para occupar os innumeros braços de operarios, que vagueiam á procura dos meios de subsistencia, para viverem e ampararem as familias, de que são o unico esteio, impôe-nos o alto dever de buscar trabalho util e economico, e promover o consumo dos nossos productos, a preços reduzidos, para assim os operarios metallurgistas, poderem ser empregados e viverem do trabalho honesto. É pois, debaixo d'este ponto de vista, que buscamos ser uteis á salubridade publica e aos operario metallurgistas, construindo o autoclysmo, de que offerecemos a descripção, que se segue."
(Prefácio)
"O autoclysmo é um apparelho destinado ao progresso da salubridade nos centros de populações; preenche cabalmente os fins a que é destinado, e a sua applicação é de grande utilidade para a hygiene.
O autoclysmo opéra authomatica ou manualmente, descargas de agua nos ourinoes, pias, closets, ou collectores dos dejectos, lavando-as a arrastando as materias infectas adheridas ás paredes dos sumidouros e collectores.
O autoclysmo, produz com a accumulação da agua, descargas varredoras de um resultado completo e economico. Consoante ás conveniencias do local, pode affectar qualquer outra forma que não seja a cylindrica, mas é esta a mais resistente e a mais barata."
(excerto da apresentação do Autoclysmo de A. Pinto Bastos)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas apresentam falhas de papel nos cantos e nas margens. Restauro tosco executado com fita na lombada. Pelo interesse e raridade, a justificar encadernação.
Raro.
Sem indicação de registo na BNP.
Peça de colecção.
30

Sem comentários:

Enviar um comentário