07 abril, 2016

A VIDA D'ALEM TUMULO. Noções Geraes de Sciencia Espirita e Communicações recebidas do Alem pelo Grupo Espirita «Amor e Caridade» - ACADEMIA DE ESTUDOS PSYCHICOS. Lisboa, Edição do Grupo «Amor e Caridade», 1916. In-8.º (19cm) de 287, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Curiosa obra sobre a vida depois da morte, assunto alvo de debate acalorado na época da sua publicação.
"A Luz Divina que este pequeno livro se propõe derramar sobre os que, cégos á verdadeira claridade, habitam as trevas e se julgam conhecedores da Verdade ou da Sciencia, será o raiar d'um novo dia, d'uma nova aurora que iluminará com o eu brilho redemptor a misera humanidade.
Quantas lagrimas não enxugará, quantas esperanças não fará antever, quanta fé não enraizará nos corações e quanta consciencia adormecida não despertará!?
Sim, quanta consciencia adormecida, porque a maioria das creaturas que povôam o nosso planeta, na despreocupação dos seus afazeres, nem sequer se lembram do dia de amanhã, em que o fenomeno a que chamaes a morte as conduz a uma nova vida que por completo ignoram.
Assim, um duplo fim terá este modesto trabalho: despertar consciencias e preparar discussões sobre um assunto que até hoje tem sido tomado por um grande numero de povos, como sciencia diabolica ou pura mistificação."
(excerto do prefácio)
"Leitores amigos. Já pensastes no que vos poderá suceder depois da morte?...
Quem terá a certeza absoluto do nada?...
Se, como está demonstrado scientificamente, nada morre e tudo se transforma, quem se atreverá a afirmar que tudo acaba com a morte?
Morre, é um facto, o nosso corpo animal ou, para melhor dizer, muda de forma; a materia apodrece, mas a nossa intelligencia, o nosso ser, o nosso espirito, o nosso EU? Sim, essa entidade que manda, pensa, quer e sente, a que chamamos alma ou espirito, em que se transforma?... Para onde vae e o que faz quando o coprpo material estiver apodrecendo, debaixo da terra ou fechado n'um tumulo?..."
(excerto da introdução, Duas palavras)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas com manchas de oxidação. Assinatura de posse na f. anterrosto. 
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário