22 abril, 2016

HOMENAGEM A MÁRIO SACRAMENTO. Textos de Mário Castrim; Ferreira de Castro; Óscar Lopes. [Aveiro], [s.n. - comp. e imp. na Tipografia «A Lusitania», [197-]. In-8.º (20,5cm) de 66, [8] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Homenagem ao ilustre médico e escritor ílhavense, Mário Sacramento.
Ilustrada com 5 fotogravuras em página inteira, impressas sobre papel couché.
"Assinalando o primeiro aniversário da morte de Mario Sacramento, ocorrido em Março de 1970, uma comissão de democratas aveirenses tomou a iniciativa de prestar condigna e pública homenagem ao grande cidadão. [...]
Para concluir a grata tarefa que se impôs, a Comissão de Democratas Aveirenses reúne, no presente volume, os textos dos homens de letras que, a seu convite, participaram na mais que justa homenagem."
(excerto da nota explicativa)
Índice:
 - Nota explicativa. - Mário Sacramento antiprovinciano, por Mário Castrim. - Um Homem exemplar, por Ferreira de Castro. - Sentido do ensaísmo de Mário Sacramento, por Óscar Lopes.
Mário Sacramento (1920-1969). "Ensaísta português, de nome completo Mário Emílio de Morais Sacramento, nascido em 1920, em Ílhavo, e falecido em 1969, no Porto. Tendo frequentado as Faculdades de Medicina de Coimbra, Porto e Lisboa, especializou-se em Gastroenterologia em Paris. De formação marxista e neorrealista, participou no Movimento de Unidade Democrática e foi o impulsionador do I Congresso Republicano de Aveiro em 1957. Com uma atitude crítica e exigente, colaborou em jornais, revistas e páginas literárias, tendo publicado diversas obras, entre as quais Retrato de Eça de Queirós (1944), Fernando Pessoa - Poeta da Hora Absurda (1953), Lendo Raul Brandão (1967), Fernando Namora - O Homem e a Obra (1967) e Uma Estética Neorrealista? (1968)."
(fonte: http://www.infopedia.pt/$mario-sacramento)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário