06 abril, 2016

COSTA JÚNIOR, Coronel José Ribeiro da - BRANCOS E PRETOS NA OCUPAÇÃO DO SUL DE ANGOLA. De João de Almeida (1909) a Pereira de Eça (1915) : (Subsídios para a História de Angola). Lisboa, [s.n. - Composto e impresso na Tipografia da Liga dos Combatentes da Grande Guerra, Lisboa], 1963. In-8.º (19,5cm) de 182, [2] p. ; [1] f. il. ; [1] mapa ; il. ; B.
1.ª edição.
Valorizada pela dedicatória autógrafa do autor.
Ilustrada com fotogravuras no texto e um retrato do autor em separado. Contém um mapa desdobrável do Sul de Angola.
Conjunto de interessantes crónicas sobre a ocupação portuguesa do Sul de Angola.
"Apresentei-me na Secretaria Militar, na vila de Sá da Bandeira, capital do Distrito, no dia 18 de Janeiro de 1910.
Era Governador do Distrito da Huila, o Capitão do Estado-Maior, Dr. João de Almeida, já conhecido como Herói dos Dembos, em virtude do arriscado reconhecimento militar e dificílima campanha de submissão dos povos daquela região, em 1907.
Poucos dias depois da minha apresentação, o Governador João de Almeida, segundo o seu delicado e fidalgo costume de ter à sua mesa, os oficiais que se apresentavam para servir no seu Distrito, mandou que o seu ajudante, Alferes Joaquim Ferreira Durão, me enviasse o respectivo convite escrito em um cartão, para jantar.
Pouco depois de iniciada a refeição, o Governador começou por falar do esforço dedicado e abnegado dos oficiais que vinham servir no Distrito, para levar a bom termo a missão de que estava encarregado... [..]
Dirigindo-se-me, em seguida, João de Almeida disse-me que, no ano anterior, pretendera estender a ocupação militar pelo Baixo Cubango e Baixo Cuito, até ao Cunado, fronteira leste, não tendo podido ir além do Mucusso, por lhe faltarem víveres que deviam ter sido expedidos do depósito-base do Posto A. [...]
E a conversa comigo, terminou com o aviso de que, no dia 28, marcharia para o Baixo Cubango, o Alferes Brito e Abreu, comandando um contingente de recrutas indígenas e de degredados europeus, acompanhando um comboio de 6 carros «boers» e eu acompanhá-los-ia.
Como eu revelasse contrariedade, ao ouvir aquele aviso, João de Almeida perguntou-me se eu tinha alguma objecção a fazer.
Respondi-lhe que tinha vindo do quilómetro 107 até Sá da Bandeira, a cavalo e, por isso, me fizera acompanhar apenas do que coube numa mala de mão transportada à cabeça dum carregador e que a mala grande com o meu enxoval fora carregada num carro «boer» que demoraria ainda uns 15 dias.
João de Almeida não me deixou concluir e retorquiu que ele, quando ia para o interior, levava a roupa que lhe vestia o corpo e, na volta, deitava-a fora."
(excerto do Cap. I, Os cuanhamas, uma «embala» e um posto militar)
Matérias:
Nótula prévia.
I - Os cuanhamas, uma «embala» e um posto militar. II - Uma preta mulher superior, um preto comandante de posto militar e uma missão católica. III - A intensidade e fertilidade das terras de Angola. O Posto A. IV - A Política dum Comandante Militar. V - Mais virtudes da raça preta. VI - Em frente aos alemães. VII - Melindroso comando de posto militar. VIII - Atrevimento dos Cuanhamas. Duas ossadas portuguesas, balisas da fronteira do Sul de Angola. IX - A submissão do Cuanhama, fim dum flagelo e salvação dum povo. X - Conclusão final.
- Testemunho oficial das viagens e serviços do autor a que a narrativa se liga.
José Ribeiro da Costa Júnior (1883-?). "Nasceu em Castelões de Cepêda, a 23 de abril de 1883. Era filho de camponeses, mas os seus padrinhos eram Joaquim Bernardo Mendes, Visconde de Paredes, e D. Rosalina de Sousa Guimarães. Emigrou bastante jovem para o Brasil e, após longos anos de trabalho, acabou por enveredar pela carreira militar, tendo-se destacado em campanhas no continente africano, nomeadamente em Angola, durante o primeiro quartel do século XX. Em 1932 foi condecorado pelas campanhas nesta colónia e, no ano seguinte, foi promovido a tenente-coronel. Recebeu ainda a Comenda da Ordem Militar de Avis e da Ordem de São Tiago da Espada.
Foi autor de várias obras relacionadas com o exército ou com a agricultura, destacando-se as seguintes: A agricultura pelo exército, com um guia do instrutor da agricultura (1929), Brancos e Pretos na ocupação do Sul de Angola (1963) ou Pela nossa África (1933), A Árvore das Patacas : romance com uma descrição da vida no Rio de Janeiro há 50 anos (1947)."
(fonte: www.scmparedes.pt/irmandade/biografias/jose-ribeiro-da-costa-junior)
Encadernação em tela com ferros gravados a ouro na lombada. Conserva as capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário