15 abril, 2016

PIRES, António - A ULTIMA VIAGEM : o êxodo dos brancos de Angola. Romance. Lisboa, Livraria Popular de Francisco Ferreira, [1975]. In-8.º (20,5cm) de [2], 326, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Romance verídico, nas palavras do autor, sobre o regresso a Portugal dos retornados, nome por que ficariam conhecidos os cerca de 600 mil portugueses que regressaram ao país após a revolução de 1974, na sequência do processo de descolonização.
"Não sei como classificarão os críticos literários as trezentas páginas que o leitor tem diante de si - se romance, se novela, ou qualquer outra coisa.
Para mim é apenas um depoimento, englobando um certo número de episódios e histórias verdadeiras e em que apenas os nomes dos personagens foram alterados.
Não pretendo que esta obra seja um requisitório contra ninguém: - nem contra os que durante anos e anos saquearam Angola e exploraram os angolanos, nem contra os que violentamente e sem distinções se levantaram de armas na mão contra esse saque e essa exploração, confundindo generalizadamente o justo e o inocente com o pecador.
A trama romanesca da obra consiste apenas em conduzir todos os fios desta meada de episódios verídicos e histórias reais para um determinado momento histórico e numa mesma situação de dramática emergência."
(excerto da advertência)
"O sol caía a pino no empedrado de granito do cais, sobre o qual se derramavam manchas gordurosas de asfalto derretido sob o calor estorricante, de mistura com óleo dos guindastes, dos monta-cargas e outros engenhos, e ainda dos camiões a gasóleo que, a todo o momento continuavam convergindo para o cais norte do porto de Luanda, onde o «Príncipe Perfeito» já desde há doze longos dias se encontrava atracado."
(excerto do Cap. I)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário