24 abril, 2016

SOARES, Alexandre Augusto de Oliveira - CONSIDERAÇÕES FYSIOLOGICO-PRATICAS SOBRE A MEDICINA CUTANEA. Memoria offerecida á Academia Real das Sciencias de Lisboa por... Doutor em Medicina pela Faculdade de Paris, Medico do Hospital Real de S. José, Socio Correspondente da Academia Real das Sciencias de Lisboa, Membro Effectivo da Sociedade das Sciencias Medicas de mesma CidadeLisboa, Na Typografia da Academia, 1835. Com Licença de Sua Magestade. In-8.º de [4], 56 p. ; B.
1.ª edição.
Curioso trabalho medico oitocentista.
"Apesar de pouco civilizados todos os Povos reconhecêrão quanto era grande a importancia das funcções da pelle, relativamente á acção vital, e á conservação da saude. Por muito tempo bastantes historias se contárão de huma raça de selvagens, que untavão o corpo com um verniz espesso, e vivião por longos annos."
(Excerto do Cap. I, Resumo historico da Medicina Cutanea)
O Systema Cutaneo do homem tem uma importancia, que não apresentão a maior parte dos outros animaes; pois nestes a epiderme rugosa, espessa, guarnecida de pellos compridos, e serrados, de escamas, de pennas fórma a parte essencial do tegumento. Os Batracianos são excluidos desta regra: sua pelle é quasi uma membrana mucosa dotada de vitalidade em um gráo eminente, e por isso absorvente muito pela superficie externa. O oxygeneo do ar he a principal materia deste absorpção, que fórma até certo ponto uma verdadeira respiração cutanea; facto fysiologico da maior importancia, que permitte aos experimentadores grandes descobertas. O homem está nomeio destes dois extremos: com tudo aproxima-se nos animaes, cuja estructura delicada no tecido cutaneo he uma das condições mais favoraveis á realização das funcções organicas, ou vitaes."
(excerto do Cap. II, Considerações Fysiologicas sobre a Medicina Cutanea)
Matérias:
I. Resumo historico da Medicina Cutanea. II. Considerações Fysiologicas sobre a Medicina Cutanea. III. Considerações praticas sobre a Medicina Cutanea. IV. Observações [segue-se a descrição de diversos casos de pacientes, com indicação da sintomatologia, prescrição medica e resultados].
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
35€

Sem comentários:

Enviar um comentário