03 outubro, 2017

VASCONCELOS, Dr. Faria de - A PSICOLOGIA E A ACTIVIDADE MILITAR (Psicologia aplicada, Pedagogia e Orientação profissional). Pelo... Lisboa, Livraria Clássica Editora, 1937. In-8.º (19cm) de 184 p. ; E. Biblioteca de Cultura Pedagógica, 14
1.ª edição.
Interessante estudo de psicologia aplicada ao serviço militar.
"Foi a Grande Guerra que pôs em relêvo toda a importância e utilidade das aplicações da psicologia à actividade militar. Movidos pelas necessidades técnicas e pelas exigências imperiosas duma acção rápida e eficaz, os beligerantes procuraram tirar dos seus efectivos o maior e melhor rendimento e evitar tudo quanto pudesse estorvar o êxito das suas armas. Assim se foram criando nos exércitos os serviços de selecção profissional baseados nos exames das aptidões psicológicas necessárias para o exercício de certas especialidades.
Na Europa estes serviços de selecção psicológica aplicaram-se aos exames das aptidões dos aviadores (França, Itália, Alemanha desde 1916), dos automobilistas militares, dos radiotelegrafistas, dos tripulantes dos dirigíveis e dos submarinos, dos oficiais de marinha e de infantaria, das tropas de assalto (Alemanha), etc.
Mas foi sobretudo nos Estados-Unidos da América do Norte onde as aplicações de psicologia foram mais consideràvelmente utilizadas nos serviços da Guerra. [...]
A Grande Guerra operou transformações extraordinárias e evidenciou que a vitória dependia da melhor utilização do factor humano."
(excerto de Origem das aplicações da psicologia à vida militar)
António de Sena Faria de Vasconcelos Azevedo (1880-1939). Professor universitário e um prestigiado pedagogo associado ao movimento Escola Nova. Bacharel em leis formado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1901). Partiu para Paris e depois para a Bélgica, tendo feito o doutoramento em Ciências Sociais na Universidade Nova de Bruxelas.
(fonte: wikipédia)
Encadernação meia inglesa com cantos e ferros gravados a ouro na lombada.
Conserva as capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação.
Invulgar.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário