27 outubro, 2017

BRUNO, G. - CHIQUINHO. Ecyclopedia da infancia. Por... Traduzido para o portuguez por Victoria Colonna. Rio de Janeiro, B. L. Garnier : Livreiro-editor do Instituto Historico, [1873]. In-8.º (18,5 cm) de 320 p. ; E.
1.ª edição.
Interessante livrinho enciclopédico para uso da mocidade, elaborado em forma de diálogos. As referências a esta obra são muito escassas; a Biblioteca Nacional (de Lisboa) não possui nenhum exemplar.
"Sob o modesto titulo Francinet (Chiquinho) publicou-se ha poucos annos em França o mais interessante livro de leituras infantis que tem chegado ao nosso conhecimento.
Suppõe o auctor que um rico industrialista desejando educar e instruir seus netos (uma menina e um menino) pelo methodo inglez e americano, convidára um douto professor para dar particularmente aos ditos seus netos as noções as mais indispensaveis ao uso da vida. A esse limitadissimo auditorio juntou-se mais tarde um aprendiz, genuino typo da classe operaria.
Natural e insensivelmente discutem-se, em fórma de dialogos, as mais interessantes questões que interessam a sociedade moderna e sem o minimo pedantismo explica-lhes ingenuamente o illustrado professor as theorias das caixas economicas, dos monte-pios, dos seguros, do credito, do cambio, etc., etc., introduzindo nessas amenas practicas as biographias dos grandes bemfeitores da humanidade, taes como Turgot, Guttenberg, Stephenson, Fulton e outros.
As noções rudimentares de physica, bottanica, geologia, etc., são ministradas com encantadora simplicidade, e com uma clareza que os põe ao nivel das mais vulgares intelligencias.
A parte porém predominante nesta encyclopedia é a moral doutrinada com singeleza verdadeiramente seductora.
Tal é em substancia o livrinho que ora offerecemos á juventude brazileira."
(Prefácio)
Bonita encadernação coeva em meia de pele com ferros gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação. Rubrica de posse datada na f. prefácio.
Raro e muito curioso.
Sem registo na BNP.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário