09 outubro, 2017

SILVA, José Ignacio Dias da - A CAMARA MUNICIPAL DE LISBOA. (Primeiros trabalhos de vivisecção em um corpo administrativo). CARTA a Sua Magestade El-Rei o Senhor D. Carlos. Por... Lisboa, Typ. Adolpho de Mendonça, 1900. In-4.º (25,5cm) de 40 p. ; B.
1.ª edição.
Em carta aberta ao rei D. Carlos, o autor desanca a Câmara Municipal de Lisboa, não se esquecendo de zurzir no seu presidente e demais funcionários.
"Nao pareça estranho a Vossa Magestade, que alguem ouse dirigir-se-lhe por meio da imprensa. Communicar com Vossa Magestade é uma honra e é um direito; e a imprensa, ao mesmo passo que é um meio facil de exprimir ideias, é tambem uma formula moderna de civilisação, para significar o nosso sentir e para expôr os nossos queixumes. [...] A instituição municipal chegou em Lisboa ao ultimo descalabro. A Camara dos nossos dias foi composta de um modo verdadeiramente lastimoso. Sendo Lisboa a capital, imaginará Vossa Magestade que foram chamados a vereação homens de sciencia, artistas, professores, litteratos, hygienistas, industriaes, banqueiros ou capitalistas? Puro engano. Á frente da primeira municipalidade do paiz não se encontram homens n'essas condições, nem sequer um engenheiro, um medico, um advogado, um architecto ou um archeologo! Á parte quatro ou cinco proprietarios e commerciantes, homens de certo pezo, por sua independencia e austeridade de ideias, a Camara Municipal de Lisboa foi urnejada pelo sr. Conde do Restello, eleiçoeiro insigne, compondo-a de uns dois ou tres bons homens de mercearia, mais tres ou quatro bondosos boticarios, um excellente agente de funeraes, um professor de instrucção primaria, um mavioso picador e musico, cheio de flaccidezas, um amanuense de caixa, e um estudantinho vaidoso... Isto, Senhor, em Lisboa, na capital, na primeira e mais importante cidade, por sua situação geographica, pelo seu porto de primeira ordem, pelo seu commercio, e pela sua côrte!"
(excerto da Carta)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas frágeis com defeitos.
Raro e muito curioso.
Com interesse olisiponense.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário