21 outubro, 2017

SANTOS, José Ferreira dos - NAVIOS DA ARMADA PORTUGUESA NA GRANDE GUERRA. [Lisboa], Academia de Marinha, 2008. Oblongo (16,5x24cm) de 259, [1] p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Tiragem: 500 exemplares.
Obra que compreende a descrição de 76 navios que serviram a Marinha de Guerra Portuguesa durante a Grande Guerra.
Ilustrada com fotogravuras das embarcações, acompanhadas da respectiva ficha técnica e informações relevantes acerca do seu desempenho durante o conflito.
"A presente obra, Navios da Armada Portuguesa na Grande Guerra, é um trabalho que pretende mostrar, a um público novo e quase totalmente desconhecedor da nossa história naval mais recente, o esforço que a recém implantada República teve de fazer, para se manter, entre as potências europeias com interesses coloniais, sem perder a dignidade herdada do seu passado de grande nação marítima.
Mal equipado de uma marinha de guerra digna desse nome, o enorme esforço que o País exigiu aos seus navios de comércio e de pesca, improvisadamente militarizados, está bem patente nestas páginas, donde ressalta, para exemplo, a gesta heróica do AUGUSTO DE CASTILHO e da sua tripulação."
(excerto do prefácio de Luís Fraser Monteiro)
José E. Ferreira dos Santos é um capitão da marinha mercante que andou embarcado em diversos navios, durante cerca de trinta anos. É membro da Academia de Marinha, investigador histórico-naval, coleccionador de fotografias de navios, autor de três dezenas de artigos publicados na Revista de Marinha e na Revista da Armada e de várias palestras sobre assuntos marítimos e navais, e que, a partir de 1999, se tem dedicado a organizar exposições de fotografias de navios, as quais se contam por duas dezenas e meia, abrangendo 2442 fotos da sua colecção.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário