20 outubro, 2017

SILVA, António Sousa e - NOTAS ETNOGRÁFICAS (folclore). Subsídio para o estudo da influência da música na vida rural. [Por]... Da Sociedade de Geografia. [S.l.], [s.n. - Ofic. Gráf. Augusto Costa, Braga], 1948. In-8.º (20,5 cm) de 42, [2] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Pouco conhecido estudo sobre a música popular portuguesa, muito interessante e enriquecedor, por certo, integrando uma edição em tiragem diminuta.
Ilustrado com bonitas vinhetas tipográficas a assinalar o final da cada capítulo.
"A música regional tem uma liberdade mais ampla de processo do que a música culta, porque actua directamente e livre de restrições metódicas, sobre os nossos centros nervosos.
Num consórcio adorável com a poesia e a dança, não só amplia extraordinariamente as emoções, como exterioriza dentro de múltiplas formas, a sua qualidade específica, determinada pela influência dos fenómenos naturais das respectivas regiões.
O gosto por esta espécie de música, em Portugal, vem de longa data, assim no-lo atesta o passado por diversas provas, entre as quais são bem salientes as que se referem aos nossos troveiros que, de terra em terra, percorriam os palácios reais e da nobreza, cantando e declamando as suas típicas canções de amigo, de mal-dizer, de amor e outras trovas da época.
Hoje, como outrora, continuamos a sentir desde a infância, a suave e benéfica acção da música, sempre que qualquer facto memorável ocorre na nossa vida. E o povo, traduzindo, como sempre, através dela o seu contentamento, continua a cantar e a bailar, mantendo com a sua alegria buliçosa a tradicional animação multicor das lindas e garridas romaria de Portugal.
A música rural, que é uma modalidade sonora da bondade rústica, segreda-nos ao coração, ensinando com ternura infinita as mais delicadas e mimosas expressões do sentimento humano, desde a alegria que inebria e vivifica ao sofrimento que deprime e mata."
(excerto do Cap. II, Música regional (Canção popular))
Matérias:
I - Elogio da música (Ensaio de abertura). II - Música regional (Canção popular). III - Folclore: Província do Minho; No Gerez e Vieira; Em Vila Verde, Terras de Bouro e Braga; Em Amares; Na Senhora da Peneda; Póvoa de Lanhoso; Em Afife e Carreço; Em Viana, Barcelos e Ribeira de Lima; Cantigas do «Verdegar» da Póvoa de Lanhoso; Na Região de Basto. Cantares de Trás-os-Montes e Alto Douro: Mirandela e Valpaços. Douro Litoral: Marco de Canavezes. Na Beira. Na Estremadura. IV - Estrutura e estética (Tendências poéticas e melódicas).
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário