18 outubro, 2017

NORONHA, Dom Thomas de - TALES OF INDIA. By... Madras: Higginbotham & Co., 1910. In-8.º (18,5cm) de [6], 142, [2] p. ; B.
1.ª edição inglesa.
Publicado originalmente em português (1905), a presente obra é composta por quatro contos sobre a Índia portuguesa, tendo conhecido grande sucesso na época, culminando com a presente tradução para inglês.
D. Tomás de Noronha (1870-1934). "Bacharel formado em Direito pela Universidade de Coimbra, professor e escritor, etc. Fez o Curso Superior de Letras, de que foi aluno distinto. Em 1901 partiu para a Índia a ocupar o seu lugar de professor de alemão no liceu de Nova Goa. O sr. D. Tomás de Noronha tem colaborado em vários jornais, e nas Novidades de 25 de julho de 1906 publicou: Dois perfis (D. Maria Amália Vaz de Carvalho e Teófilo Braga). Em Coimbra é o seu nome muito conhecido, tendo ganho ali as gerais simpatias desde o seu tempo de estudante laureado. Foi ele o autor da peça de despedida do seu ano, A Barca dos RR, e nessa época publicou o Umbrano (Lisboa, 1899) elegia, em tercetos quinhentistas, e mais tarde outro livro de versos: Tempos perdidos. Quando esteve na Índia publicou (em 1905) um livro, com o título de Contos da Índia, que mereceu lisonjeiros artigos de toda a imprensa. O livro encerra quatro contos: O meu guia, O bacharel Crisóstomo, Milagres de S. Francisco e Rucuminó. Em 1906 publicou a sua Carta aos portugueses da Índia, sobre a «Assistência Escolar»."

(fonte: http://www.arqnet.pt/dicionario/noronhatomas2.html)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Lombada apresenta pequenas falhas de papel.
Raro.
30€

Sem comentários:

Enviar um comentário