24 outubro, 2017

AS CEREMONIAS // QUE SE HAM DE OBSERVAR // no tomar do Habito // DAS NOVIÇAS // DO REAL MOSTEIRO DAS RELI- // giosas Capuchinhas do Santo Crucifixo, saõ as // seguintes. [S.l.], [s.n.], [s.d.]. In-8.º (19cm) de 44 p.
Inclui ainda: “DAS CEREMONIAS QUE SE HAM DE OBSERVAR nas Profissoens DAS NOVIÇAS” (27-44 p.).
1.ª edição.
Ilustrado com duas capitulares xilográficas e uma vinheta final.
Opúsculo muito curioso, originalmente impresso sem frontispício. Trata-se de uma espécie de manual de noviciado monástico feminino, sem referências relativas ao local de impressão, editor ou data. A composição lexical e os caracteres tipográficos utilizados sugerem tratar-se de uma obra seiscentista.
“Depois de ter feito a Noviça sua confissão geral, & ser julgada que tem as partes requisitas para a Religiaõ: a hora destinada para esta ceremonia, há de ser pela manhaã, naõ havendo razaõ forçosa para a fazer depois de jantar. A Sachristãa terá cuidado de pór hũa mesa cuberta com hũa toalha branca lavada jũto á grade, sobre a qual porá o habito da Noviça, hũa caldeirinha com hyssope, & hum Crucifixo para dar á Noviça no tempo abaxo declarado.”
(excerto da 1.ª parte da obra)
Exemplar desencadernado em bom estado de conservação. Apresenta pequenos orifícios de insecto, junto das margens, nas primeiras páginas (não afecta a mancha tipográfica).
Carimbo de posse da “Livraria Particular” de Júlio Dantas na f. rosto e noutras páginas ao longo do livro.
Raro.
Sem indicação de registo na Biblioteca Nacional (BNP).
35€
Reservado

Sem comentários:

Enviar um comentário