22 outubro, 2017

BASTOS, Leite - SAPATOS DE DEFUNCTO. A Comedia Burgueza. Por... Com uma introducção por Gervasio Lobato. Illustrações: Dezenhos de Manuel de Macedo. Gravuras de Alberto. Lisboa, Empreza do Occidente, MDCCCLXXXII [1882]. In-8.º (17 cm) de 200 p. ; il. ; E. Bibliotheca Portugueza do «Occidente».
1.ª edição.
Ilustrada com belíssimos desenhos de mestre Manuel de Macedo.
"O interessante romance que vae lêr-se, ilustrado brilhantemente por Manuel de Macedo, é o primeiro de uma serie d'estudos do natural, que Leite Bastos prepara, sob o titulo generico de Comedia Burgueza. [...]
Estas linhas, escriptas a correr para as primeiras paginas de Sapatos de Defuncto, tem apenas por fim annunciar ao publico o apparecimento de uma obra notavel, que ha de fazer sensação em Lisboa."
(Excerto da introdução)
Francisco Leite Bastos (1841-1886). "Jornalista, autor de contos e romances policiais, dramas e comédias, nascido a 17 de setembro de 1841, em Lisboa, e falecido a 5 de dezembro de 1886, na mesma cidade. Gozou, no seu tempo, de um relativo êxito popular. Colaborou no Diário de Notícias e em vários jornais literários. Deu sequência ao Rocambole, de Ponson du Terrail, em Maravilhas do Homem Pardo. Toda a sua obra jornalística e literária se pauta pela crítica de costumes."
(Fonte: infopédia)
Encadernação em meia de pele com ferros gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Pastas cansadas. Apresenta oríficios de insecto nas pastas com pouco impacto visual, e sem afectar o miolo.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário