02 outubro, 2017

ENTREVISTA SOBRE O PROTESTANTISMO. Porto, Edições Salesianas, 1947. In-8.º (14,5cm) de 38, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Curioso libelo contra o protestantismo, publicado durante o regime do Estado Novo. Trata-se de uma entrevista em jeito de "lição", em que as perguntas preparadas para o efeito são respondidas em tom recriminatório e de censura.
"Perg. - Em que consiste o protestantismo?
Resp. - Consiste na absoluta independência de toda a autoridade em assuntos religiosos. O protestantismo ensina que cada um pode interpretar a Bíblia à sua vontade e tirar dela os artigos de fé que muito bem lhe pareça. Deste princípio formou-se a multidão de seitas (mais de duzentas) tendo cada uma o seu Credo.
Perg. - Os protestantes podem saber de certeza que a Bíblia é um livro divino?
Resp. - Nem o sabem nem o podem saber, porque, despresando eles a autoridade da Igreja que recebeu a Bíblia da mão dos Apóstolos e não admitindo mais que a razão pessoal para julgar estas coisas, como podem eles saber que os livros sagrados são inspirados ou são sagrados ou não? [...]
Perg. - Porque mostram tanto zelo em espalhas Bíblias entre os Católicos?
Resp. - Para enganar. Aproveitam-se do respeito que os Católicos têm pela Sagrada Escritura e dão-lhes Bíblias truncadas e corrompidas.
[...]
Perg. - Como arranjaram então sequazes?
Resp. - Lisonjeando as paixões, a concupiscência da carne, a das riquezas e o orgulho."
(excerto de O que é?)
"Perg. - O Católico que  que abraço o protestantismo, comete algum mal?
Resp. - Um mal? Dize melhor: dois crimes: um contra Deus, outro contra a Igreja.
Perg. - Contra Deus?
Resp. - Sim, tornando-se réu da mesma culpa de Lúcifer que se revoltou contra Deus, querendo fazer-se independente. Efectivamente, o católico, ao fazer-se protestante, rebela-se contra Cristo que pôs a Igreja como mestra e guia dos homens. Di-lo o Evangelho: «Se não ouvir a Igreja, seja para ti como um gentio e um publicano»."
(excerto de O crime dos traidores)
Matérias:
O Protestantismo: - Donde vem. - O que eram? - O que é. - Quem o quer? - O crime dos traidores. - Ensaio de contradições. - Para onde irão? - Nem as portas do inferno. - Pela árvores os frutos. - Os que eles odeiam. - A Missa. - O Culto dos Santos. - Conclusão.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Escritos no interior. Capas frégias com defeitos.
Raro.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário