03 julho, 2017

PEDROSO, Z. Consiglieri - COMPENDIO DE HISTORIA UNIVERSAL. Por... Porto, Livraria Universal de Magalhães & Moniz - Editores, 1881. In-8.º (22,5cm) de 319, [1] p. ; E.
1.ª edição.
"Dez annos de estudo e tres de ensino no magisterio superior convenceram-nos, por um lado, da importancia, cada dia maior, que a historia universal está adquirindo na educação contemporanea, e por outro, da absoluta carencia de um livro elementar onde a mocidade portugueza pudesse haurir os primeiros rudimentos d'esta sciencia, expostos com bastante clareza para serem a todos accessiveis, mas apresentados com sufficiente consciencia para não espalharem noções falsas ou fazerem acreditar pontos de vista, de ha muito postos de lado."
(excerto do prólogo)
Índice:
- Preliminares. - Antiguidade Oriental. - Antiguidade Classica. - Edade Média. - Edade Moderna. - Edade Contemporanea.
Zófimo José Consiglieri Pedroso Gomes da Silva (Lisboa, 1851 - Sintra, 1910). "Mais conhecido por Consiglieri Pedroso, foi um político, etnógrafo, ensaísta, escritor, professor e director do Curso Superior de Letras. Inicialmente militante do Partido Progressista e depois militante republicano, foi deputado às Cortes da Monarquia, eleito pelo círculo eleitoral de Lisboa. Orador de grande qualidade e de improviso fácil, raramente escrevia os discursos, ficando famoso pela acutilância dos seus folhetos doutrinários e como doutrinador republicano conhecido pela sua verve e recorte literário, tendo publicado várias obras e folhetos de pendor propagandístico. Para além da história, dedicou-se à etnografia e foi um dos introdutores da antropologia em Portugal, estudando os mitos, tradições e superstições populares, actividades em que era um típico letrado do último quartel do século XIX, profundamente imbuído de valores humanistas e revelando-se um ensaísta brilhante. Foi presidente da Sociedade de Geografia de Lisboa e sócio efectivo da Academia de Ciências de Lisboa."
(Fonte: wikipédia)
Encadernação coeva em meia de pele com ferros gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Encadernação gasta nas margens. Sublinhados a lápis ao longo do livro. Restauro tosco na página 223. 1.ª página do índice com rasgão, sem perda de papel.
Raro.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário