05 julho, 2017

TAVARES, Antonio Lucio Maggessi - DEMONSTRAÇÃO HISTORICA E DOCUMENTADA DA APPARIÇÃO DE CHRISTO NOS CAMPOS DE OURIQUE. Contra a opinião do Snr. Alexandre Herculano. Por... Lisboa. Na Imprensa Lusitana: Rua do Passadiço N.º 31. 1846. In-8.º (19cm) de [2], IV, 40, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Curiosíssima peça oitocentista onde o autor procura demonstrar a veracidade histórica do "milagre de Ourique", constituindo este opúsculo uma das mais singulares e interessantes peças sobre a famosa polémica que opôs Herculano a algumas personalidades e sectores ultra-conservadores da sociedade portuguesa da época, sobretudo o clero, na sequência da publicação da sua História de Portugal.
"Foi noite de S. João a primeira, em que vi a historia de Portugal escripta pelo Snr. Alexandre Herculano, e logo fui direito ao facto do apparecimento de Jezus Christo a D. Affonso Henriques, ja marcado nélla, e em todos os lugares que lhe dizem respeito, por amigo meu, que adrede o tinha assim praticado, para me evitar o trabalho de folhear, e embeber-me em obra tão abundante em raciocinios, documentos, e citações... [...]
As minhas razões para demonstrar o que avanço consistirão, não só nos auctores que antes do seculo dezeseis escreverão, mas tambem em muitos outros, que já depois delles o fizerão: entendendo-se bem que o meu fim principal não he provar a authenticidade deste, ou daquelle pergaminho especialmente: mas sim, e unicamente sim, sustentar que a apparição de Christo a Affonso Henriques he julgada verdadeira, por assegurada em uma tradição constante, que não pode nem deve ser destruida só porque agora não apparece, ou não sabemos aonde existe o primeiro original, que contando-nos o facto o transmitio até nós."
(excerto da introdução)
António Lúcio Magessi Tavares (Estremoz, 1806 - Castelo de Vide, 1877). "Foi um oficial do Exército Português, defensor da causa miguelista durante a Guerra Civil Portuguesa, que se destacou como polemista e escritor. Foi filho do general miguelista António Tavares Maggessi. Nasceu em Estremoz, filho do oficial do Exército António Tavares Maggessi, então colocado na guarnição daquela vila. Cursou a Escola do Exército e iniciou uma carreira militar na arma de cavalaria que seguiu até atingir o posto de capitão. Feito fidalgo da casa real por alvará de 6 de julho de 1825, foi um dos apoiantes da legitimidade de D. Miguel I de Portugal, distinguindo-se, como o seu pai, como um dos oficiais que se opuseram à Carta Constitucional de 1826 e que participaram em diversas revoltas anti-cartistas naquele ano. Manteve-se fiel ao miguelismo durante a Guerra Civil Portuguesa, sendo um dos oficiais que apenas se renderam com a Convenção de Évora-Monte. Foi então expulso do Exército, iniciando uma carreira como polemista e escritor. Entre outras obras, é autor das seguintes monografias: Breves reflexões sobre algumas matérias contidas nos quatro primeiros volumes do Judeu Errante, Lisboa, 1845; Demonstração dos erros e contradições mais notáveis da obra de Eugenio Sue intitulada «O Judeu Errante», Lisboa, 1845; A voz do Profeta, respondida pela voz da Verdade, Lisboa, 1848; Demonstração histórica e documentada da aparição de Cristo nos campos de Ourique, contra a opinião do sr. A. Herculano, Lisboa, 1846; Carta em resposta a outra do sr. A. Herculano, que tem por titulo «Solemnia verba», Lisboa, 1850."
(Fonte: wikipédia)
Exemplar brochado (com capas de protecção lisas) em bom estado de conservação.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário