27 julho, 2017

VIA-SACRA OU MODO PRATICO DE VISITAR AS CAPELLAS E IGREJA PRINCIPAL DO INSIGNE SANTUARIO DO SENHOR BOM JESUS DO MONTE, SITO NO MONTE ESPINHO, SUBURBIOS DA CIDADE DE BRAGA. Obra util, e proveitosa a todos os que quizerem lucrar as muitas Indulgencias, que os Summos Pontifices concedêrão aos que as visitarem. FEITO POR UM DEVOTO DO MESMO SENHOR. [Escudo de armas de Portugal encimado por coroa real]. Coimbra, Na Real Imprensa da Universidade. 1826. In-8.º peq. (14cm) de 95, [1] p. ; E.
1.ª edição.
Vetusto guia do percurso da Via Sacra no magnífico santuário bracarense, exemplarmente informativo e descritivo, salvo melhor opinião, o primeiro saído dos prelos com estas características, e das mais antigas publicações sobre o Bom Jesus do Monte.
"O Santo exercicio da Via-Sacra he uma das obras mais meritorias e mais agradavel a Deos, que se póde praticar; foi devoção da mesma Virgem, de quem uma pia tradição diz, que depois da morte de seu amado Filho, ella frequentemente visitava as Estações da sua Paixão; era a devoção dos primeiros Christãos, que como escreve S. Jeronymo, não julgavão haver cumprido, nem haver merecido o nome de Christãos, em quanto não visitavão as Santas Estações, consagradas pelos soffrimentos do Senhor; he a devoção mais util ao homem, e a que mais lhe attrahe as bençãos do Ceo, pois, como diz Alberto Magno, uma breve meditação da Paixão de Jesus Christo traz mais proveito á alma, do que se jejuasse todo um anno a pão e agua, e se disciplinasse cada dia até derramar sangue; por quanto não deve haver fiel Christão, que deixe de exercitar um acto de tanta piedade, qual he a visita das Capellas de Igreja Principal do Senhor Bom Jesus do Monte; pois se em todas as Vias-Sacras, feitas com devoção, se lucrão tão innumeraveis thesouros de graças, quantos thesouros se poderão lucrar na Via-Sacra do Senhor Bom Jesus do Monte, onde vivamente se mostra o objecto, de que se trata, e se excita a piedade, para melhor meditar."
(Exhortação)
Encadernação coeva, simples, em meia de pele.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Cansado, pastas e lombada acusam desgaste. Apresenta declaração de posse antiga no pé do frontispício.
Raro.
A Biblioteca Nacional conta com apenas um exemplar no seu acervo.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário