16 julho, 2017

MAGOG, H. J. - UMA ILHA CAIU DO CÉU (L'ile tombée du ciel). Tradução de M. Motta Cardoso. Lisboa, Edição da Empresa Nacional de Publicidade, [195-]. In-8.º (17cm) de 161, [3] p. ; B. Colecção "Aventuras", 5
1.ª edição.
Curioso romance de espionagem e ficção científica. Publicado originalmente em França, em 1923. Belíssima capa de autor não declarado.
"Naquele maravilhoso dia de Primavera respirava-se em Paris um ambiente estranho. Fazendo sobressair ainda mais a pureza gloriosa do céu muito azul, raras nuvens brancas pareciam suspensas por fios invisíveis da colossal abóbada. Contrastando singularmente com a alegria transbordante da Natureza, uma multidão, sinistra, pesada e taciturna, deambulava sem cessar por ruas e praças, mais semelhante a tábua vogando sobre as ondas sem destino do que conjunto de seres humanos e inteligentes. Uma expressão colectiva de angústia convulsionava os rostos. Por instinto, todos os olhares se elevaram para o céu azul, como se uma ameaça estivesse prestes a tombar sobre a imensa mole humana e fosse o Firmamento a porta pela qual devia surgir a hecatombe.
Nas proximidades do Observatório Astronómico, na Avenida do Luxemburgo e boulevard Saint Michel, a aglomeração era, se possível, ainda maior. Assemelhando um mar imenso, as vagas da turba morriam de encontro ao gradeamento que protege o Observatório; em cada rosto um par olhos fixos no mesmo ponto."
(excerto do Cap. I)
Henri-Georges Jeanne (1877-1947). Romancista francês, mais conhecido pelo pseudónimo H. J. Magog. Utilizou outros nomes: Henri Jeanne, Jean de La Tardoire e Jean Noal. Escritor a tempo inteiro a partir de 1910, publicou romances policiais, sentimentais e de ficção científica (este último é considerado o género mais interessante da sua produção literária). No período que mediou entre as duas Guerras Mundiais, conviveu com outros escritores de romances populares: Arthur Bernède, Gaston-Charles Richard, Jean Joseph Renaud, Pierre Chanlaine e Pierre Benoit.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário