28 julho, 2017

INEZ, Artur - TOREL: - NORTE, 5853 : reportagem de rua. Lisboa, Livraria Editora Guimarães & C.ª, 1934. In-8.º (18,5cm) de 163, [5] p. ; E.
1.ª edição.
Capa de Roberto Nobre.
Romance policial cuja acção decorre em Lisboa, o único dentro deste género literário, publicado por Artur Inês (1898-1968), conhecido jornalista da primeira metade do século XX.
"- Allô! Allô! É do Norte, 5853? Não? Então não é da Polícia? O quê? Homem, fale claro... Da morgue? Bolas! Não é paea aí que eu desejo falar!
Os dentes do Gervásio tremiam nervosamente ao percrutir de novo o número 4, indicador da estação Norte, que êle reclamava, aflitivamente, havia cinco minutos.
De novo ouviu o sinal de que estava feita a ligação para a estação desejada e escutou a voz melíflua e enfadada da menina de serviço:
- Norte...
- 5-8-5-3.
De cigarro cravado nas comissuras dos labios, batendo com o pé e soltando pragas, o Gervásio esperou mais alguns minutos, até que o ouvimos de novo:
- Allô! Do Torel? Sim, sim. Isso... Aqui? Da redacção de O Sul. Sou eu, sou. Olhe lá: está aí o Custódio das Dores? Então chame-o depressa ao aparelho. Mas já. Tenho um quarto de hora, apenas, para fechar o jornal. Sim... Homem, avie-se..."
(Excerto do Cap. I, A grande notícia)
Encadernação em meia de sintético com cantos. Conserva as capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação. Aparado.
Muito invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário