24 julho, 2017

MARQUES, Dr. José Antonio - ESTUDOS ESTATISTICOS, HYGIENICOS E ADMINISTRATIVOS SOBRE AS DOENÇAS E A MORTALIDADE DO EXERCITO PORTUGUEZ. Relativos, pela maior parte, ao decennio decorrido de junho de 1851 a julho de 1861 : seguidos de numerosos dados comparativos em relação a differentes nações, e da indicação das providencias hygienicas que reclama o mesmo exercito. Pelo Cirurgião de Brigada Chefe da Sexta Repartição da Primeira Direcção do Ministerio da Guerra... Lisboa, Imprensa Nacional, 1862. In-8.º (20,5cm) de [4], 270, [2] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Importante pioneiro trabalho oitocentista sobre as condições sanitárias do Exército Português. Ilustrado com inúmeros quadros e tabelas ao longo do livro.
Muito valorizado pela dedicatória manuscrita do autor ao Visconde de Carreira, [Luís António de Abreu e Lima].
"D'esta epocha em diante, - a do decennio, que com este trabalho completâmos, - já outra póde ser a maneira de dirigir similhantes indagações, mais d'acordo com as bases do plano geral de estatistica que se adoptar dos differentes ramos; e como modificação essencial a estabelecer, além da relação dos annos civis, achámos que se deve haver a de corollarios baseados em investigações por quinquenios, ao mesmo, visto a vantagem que resulta para a estatistica da comparação de periodos mais longos do que aquelles em que até agora temos procurado esclarecimentos e conclusões, isto sem prejuizo de ir em cada anno reunindo os dados necessarios para o estudo final."
(excerto da introdução)
Índice:
Duas palavras de introducção.
Primeira parte - Doenças e mortalidade em referencia e differentes questões. Preliminares: I. Numero de doentes tratados nos hospitaes militares. II. Distribuição dos doentes por classes. III. Mortalidade geral. IV. Mortalidade por armas e por classes. V. Duração do tratamento nos hospitaes. VI. Numero permanente de doentes e sua proporção por 1:000 homens. VII. Proporção dos mortos para os curados. VIII. Saidos por inspecção. IX. Tratamento dos doentes militares nos hospitaes civis.
Segunda parte - Predominio de differentes especies morbidas. Preliminares: I. Febres intermittentes. II. Molestias de peito. III. Febres typhoides. IV. Molestias d'olhos. V. Embaraços gastricos. VI. Dermatoses. VII. Rheumatismos. VIII. Molestias venereas e syphiliticas. IX. Meningo-encephalites. X. Variola. XI. Affecções mormosas. XII. Lesões do coração e dos grossos vasos. XIII. Anemias e asthenias; escrofulas. XIV. Adenitas. XV. Molestias simuladas e pretextados. XVI. Suicidios e accidentes.
Terceira parte - Questões geraes de hygiene e de administração. Conclusões: I. Factos demonstrados na estatistica, e corollarios para servirem á discussão das questões hygienicas e administrativas. II. Causas geraes dependentes da falta de providencias em hygiene publica. III. Melhoramentos a fazer na hygiene do soldado para evitar a predominancia das doenças que dependem em especial da viciação atmospherica. IV. Melhoramentos a fazer na hygiene do soldado em quanto á administração das substancias alimentares. V. Melhoramentos a adoptar na hygiene do soldado quanto aos cuidados de limpeza corporal e aos de vestuario. VI. Sobre algumas molestias que podem ser evitadas com cuidados especiaes de prophylaxia dependentes do exercito. VII. Consequencias.
Synopse geral por ordem alphabetica de todas as doenças ou grupos de doenças de determinados generos, observados nos hospitaes militares desde o 1.º de julho de 1860 até 30 de junho de 1861.
Exemplar brochado, parcialmente por abrir, em bom estado de conservação. Capa apresenta falha de papel no canto inferior dto.
Raro.
Sem registo na BNP.
45€

Sem comentários:

Enviar um comentário