23 julho, 2017

LUIS, Washington - CAPITANIA DE SÃO PAULO : Governo de Cesar Rodrigues. Por... 1918. São Paulo, Typ. Casa Garraux, 1918. In-8.º (22,5cm) de 168, [2] p. ; E.
1.ª edição.
Edição original deste importante trabalho histórico sobre a Capitania de São Paulo.
"Reorganizando, pelo alvará de 2 de Dezembro de 1720, o sul da colonia americana, D. João V estabeleceu a nova capitania de Minas Geraes no districto das minas, desmembrando-a da capitania de São Paulo, e a esta acrescentou parte do territorio do Rio de Janeiro.
A capitania de São Paulo, assim reconstituida, compreendia um territorio que, a leste, ia entestar com a recem-creada capitania de Minas Geraes, guardados entre ambas os limites das ouvidorias de São Paulo e do Rio das Mortes, e que se desenvolvia pelo littoral abrangendo as villas de Paraty, Ubatuba, São Sebastião, Santos, desannexadas do Rio de Janeiro, e mais villas, que ficassem ao sul, até as indeterminadas fronteiras hespanholas; pelo sertão, ao norte e a oeste, as suas fronteiras seriam aquellas que a ousadia dos paulistas traçasse com suas aventuras e conquistas."
(excerto do Cap. I, A Capitania de São Paulo...)
Washington Luís Pereira de Sousa (Macaé, 26 de outubro de 1869 - São Paulo, 4 de agosto de 1957). "Foi um advogado, historiador e político brasileiro, décimo primeiro presidente do estado de São Paulo, décimo terceiro presidente do Brasil e último presidente efetivo da República Velha.
Foi deposto em 24 de outubro de 1930, vinte e um dias antes do término do seu mandato como presidente da república, por um golpe militar, que passou o poder, em 3 de novembro, às forças político-militares comandadas por Getúlio Vargas, na denominada Revolução de 1930. Foi o criador do primeiro serviço de Inteligência do Brasil em 1928. O apelido que o definia era Paulista de Macaé, pois, embora nascido no estado do Rio de Janeiro, sua biografia política foi toda construída no estado de São Paulo. Foi chamado também de O estradeiro, e, durante a Revolução de 1930, de Doutor Barbado pelos seus opositores."

(fonte: wikipédia)
Encadernação em meia de chagrin com ferros gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação. Apresenta desgaste no topo da lombada.
Raro.
Com interesse histórico.
50€

Sem comentários:

Enviar um comentário