10 julho, 2017

M. J. V. M. - AS MULHERES DESMASCARADAS, OU O VERDADEIRO REMEDIO D'AMOR. Extrahido, e publicado por... Porto : - Na Typographia de J. A. G. M., 1849. In-8.º (16cm) de 70 p. ; B.
1.ª edição.
As mulheres desmascaradas é um “sério” aviso aos homens sobre a leviandade das mulheres e seus encantos. Adolfo, um jovem atormentado pelo amor não correspondido deambula até encontrar Aristeu – providencial personagem com o nome de um bondoso deus mitológico, conhecido pelos dons proféticos e da cura - que, em 14 lições, alerta o seu “pupilo” para a perfídia do sexo oposto.
"Tocava apenas o meu decimo oitavo anno que me subjuguei ás leis d'amor. Os encantadores olhos de Licoris, souberam prender-me, e tornar-me seu escravo. Eu suspirava por Licoris, e ella, não o ignorando, disfructava os meus tormentos, e os augmentava, prodigalisando na minha presença familiaridades, e caricias a meus rivaes. Tratava-me emfim com desdens. Eis o motivo do meu tormento..."
(excerto do 1.º parágrafo da obra)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com defeitos; contracapa apresenta falha de papel com relevo.
Raro e muito curioso.
Sem registo na BNP.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário