30 junho, 2017

O DESCOBRIMENTO  DO BRAZIL : narrativa de um marinheiro. Edição popular. Commemorativa do 4.º Centenario do Descobrimento do Brazil. Lisboa, Empreza do «Occidente», [1900]. In-8.º (19,5 cm) de 135, [1] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Capa de R. Christino - Ribeiro Cristino da Silva (1858-1948), pintor e professor português.
Descrição da viagem da armada capitaneada por Pedro Álvares Cabral rumo a Terras de Vera Cruz. Parte da narrativa sobre a expedição pertence a Pero Vaz de Caminha, vertida da famosa carta que este escreveu a D. Manuel I.
Livro muito ilustrado com bonitas gravuras abertas em metal, mapas e fotogravuras, na sua maioria, ocupando uma, ou duas páginas inteiras.
Valorizado pela dedicatória autógrafa do(s) autor(es)? "Á Ex.ma Redacção do "Correio da Noite". Assina Raul (e?) Manoel Gomes da Costa.
"Em segunda feira nove de março do anno de 1500 largámos da praia do Restelo, em Belem, e no sabbado seguinte, entre as oito e nove horas da manhã, nos achámos no mar das Canarias, um pouco mais perto da Grande Canaria, e ahi andámos todo aquelle dia em calma, á vista das referidas ilhas, na distancia de umas tres ou quatro legoas.
No domingo 22 do mesmo mez ás dez horas, pouco mais ou menos, demos com as ilhas de Cabo Verde, a começar pela de S. Nicolau, segundo me disse o piloto Pero Escobar.
Na noite seguinte, de segunda feira, perdeu-se da frota a náo de Vasco de Athayde sem que o tempo fosse forte ou contrario para justificar tal acontecimento. Cheio de cuidados mandou logo o capitão a um outro lado fazer dilligencias para havermos noticias, mas foram sem resultado porque a náo não appareceu mais."
(Excerto do Cap. III, Começa a narrativa da viagem - fala Pero Vaz de Caminha)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Falho de lombada.
Invulgar.
Com interesse histórico.
20€
Reservado

Sem comentários:

Enviar um comentário