26 junho, 2017

PIMENTEL, Alberto - O ROMANCE DO ROMANCISTA. Vida de Camillo Castello Branco. Lisboa, Empreza Editora de F. Pastor, 1890. In-8.º (20cm) de 379, [1] p. ; mto. il. ; E.
1.ª edição.
Biografia de Camilo por Alberto Pimentel, um dos seus amigos e indefectíveis, e talvez o seu mais dedicado biógrafo, - publicada poucos meses após a morte do grande escritor.
Livro muito ilustrado ao longo das páginas de texto, reproduzindo belíssimos desenhos, retratos, portadas de livros - alguns em página inteira.
"Isto que vai lêr-se é o drama se uma alma superior, em grande parte extraido dos seus proprios livros. A vida de Camillo abunda pittorescamente em lances variadissimos de boa e má fortuna. O mesmo é lêr este escriptor que coordenar mentalmente o romance da sua existencia. O que eu fiz apenas foi dar á emoção produzida pela sua obra a fixação chronologica de uma biographia. Algumas investigações, que me pertencem, deriváram naturalmente do desejo de substituir as reticencias e preencher as lacunas que os seus livros, escriptos sem a preoccupação de uma autobriographia, oppunham á justa curiosidade do leitor.
O perfil historico de Camillo avulta na grandesa romantica dos seus dias felizes e infelizes tanto quanto na culminancia da sua indiscutivel gloria litteraria. Depois das luctas da sua accidentada mocidade, veio o infortunio martyrisal-o, nivelando a prominencia do talento com a enormidade do martyrio.
Nada tem faltado a este homem eminente para o glorificar, - nem mesmo a magestade da desgraça em que o espirito luminoso triumpha das trevas da cegueira."
Encadernação coeva em meia de pele com ferros gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação. Lombada com pequenos defeitos. Assinatura de posse na f. rosto.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário