22 junho, 2017

FARINHA, Ramiro - IMPRENSA NACIONAL DE LISBOA : sinopse da sua história. II Centenário : 1768-1868. Notas coligidas por... Ano de 1969. Lisboa, Imprensa Nacional, 1969. In-4.º (26cm) de 77, [3] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Breve estudo histórico sobre a Imprensa Nacional publicado por ocasião do seu 2.º centenário. Ilustrado no texto com fotogravuras e reproduções de desenhos clássicos e medalhas comemorativas.
Opúsculo valorizado pela dedicatória autógrafa do autor ao conhecido livreiro-antiquário José Maria Almarjão.
"À falta de uma obra de fundo, que tarda em aparecer, sobre a história da Imprensa Nacional e convindo, nesta data comemorativa do seu II Centenário, divulgar alguns passoa da sua longa e operosa actividade, recorreu-se à elaboração deste novo resumo do tão apreciado trabalho de Vitorino Ribeiro [A Imprensa Nacional de Lisboa - Subsídios para a Sua História], acrescido, porém, de mais alguns dados recolhidos noutras fontes e até no próprio arquivo do estabelecimento.
Outro intuito não tem, pois, esta Sinopse senão o de assinalar alguns marcos relevantes da história da principal oficina gráfica do estado. 
(excerto da Nota explicativa)
Matérias:
I. 1768-1801: Fundação da Impressão Régia; Pessoal dirigente; Um empréstimo de quarenta contos de réis; Instalação da Impressão Régia; Primeiras relações com o Real Colégio dos Nobres; Incorporação das fábricas de cartas de jogar e de papelões; Contabilização; Entidades a que a Impressão Régia esteve subordinada; Produção.
II. 1801-1810: Nova administração; Impulso ao ensino da gravura; Fábrica de Papel de Alenquer; Outros privilégios; Primeiros prelos de ferro.
III. 1811-1833: Segunda reforma administrativa; Quando aparece pela primeira vez a denominação «Imprensa Nacional».
IV. 1833-1838: Três administradores em cinco anos; Criação da oficina litográfica e aparecimento do primeiro catálogo de tipos.
V. 1838-1844: Um administrador que traçou novos rumos à história da Imprensa Nacional; Criação do corpo de bombeiros voluntários; Morte de Frderico Marecos.
VI. 1844-1878: Escola tipográfica; Caixa de Socorros; O equipamento técnico em 1849; Espécime da fundação de tipos; Folha oficial; Repercussão no estrangeiro Novo espécime de tipos e ornatos.
VII. 1878-1910: A Imprensa Nacional entre os melhores estabelecimentos gráficos da Europa; Regulamentos; O actual edifício.
VIII. 1910-1927: Luís Derouet, novo administrador da Imprensa Nacional; A Imprensa Nacional e a reforma ortográfica; Algumas realizações de vulto; Reapetrechamento da Imprensa Nacional.
IX. 1927-1955: Incorporação de várias tipografias do Estado; Últimas exposições; Inesperada pausa no ensino das artes gráficas.
X. 1956-1968: A actual administração; Laboratório de papel; Perspectivas de uma nova remodelação dos serviços; Comemorações do II Centenário; As comemorações e os orgãos de informação.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário