04 junho, 2017

COSTA-SACADURA - O BERÇO. [S.l.], [s.n. - comp. e imp. nas Oficinas da Imprensa Moderna, Lda, Pôrto], 1938. In-4.º (25cm) de 29, [3] p. ; mto il. ; B.
1.ª edição independente.
Importante subsídio para a história do berço, desde a antiguidade aos nossos dias. Muito ilustrado ao longo das páginas de texto com 35 figuras, entre fotogravuras e desenhos de belo efeito alusivos ao tema.
Tiragem: 500 exemplares.
"Escasseiam documentos que nos digam quando e onde apareceram os primeiros berços.
Supõe-se que antes de êles se construïrem, como e com as funções que de há muito se lhes atribuem, se utilizavam (pelo menos na Grécia) cêstos onde se deitavam os meninos. É lícito perguntar, no entanto, se tais cêstos eram, afinal, para deitar as crianças e lhes dar repouso, ou se eram, apenas, para as transportar de um  lado para o outro.
Também se conhecem, dessa mesma época, berços - chamemos-lhe igualmente, assim - de vime, em forma de sapato e com pregadeiras laterais, como aquelas que se vêem, entre nós, nas ceiras de figos do Algarve. Tinham êsses a vantagem de se poderem transportar à mão, ou suspenderem-se de cordas, à laia de baloiço.
Sebastião Cabral da Costa Sacadura (1872-1966). "Foi professor catedrático da Faculdade de Medicina de Lisboa. Nasceu no concelho de Mangualde, a 17 de Julho de 1872. Formou-se na antiga Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, em 1898. Desempenhou vários cargos de chefia em diferentes clínicas e hospitais. Foi também professor catedrático até 1943. Fez parte de numerosas comissões de reforma do ensino de obstetrícia, puericultura e enfermagem, sanidade escolar e educação física. Em 1902, instituiu a primeira consulta pré-natal portuguesa. Promoveu, participou e distinguiu-se em vários congressos e seminários e recebeu várias condecorações, entre outras, as de oficial e comendador da Ordem de Santiago de Espada e comendador da Ordem de Instrução Pública. Chefiou, ainda, a direcção do Arquivo de Obstetrícia e Ginecologia e foi redactor no Jornal das Sociedades Médicas, no Portugal Médico e na Imprensa Médica."
(fonte: http://teoriadojornalismo.ufp.edu.pt/inventarios/sacadura-c-1945)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário