02 setembro, 2016

EXPOSIÇÃO BIBLIOGRÁFICA DE AFONSO LOPES VIEIRA. Originais do Poeta e Escritos sobre a sua Vida e Obra. Colecção de Júlio Eduardo dos Santos. Lisboa, Grupo «Amigos de Lisboa», Primavera de 1962. In-4.º (25,5 cm) de 56, [4] p. ; [5] f. il. ; il. ; B.
1.ª edição.
Importante subsídio bibliográfico sobre a obra de Afonso Lopes Vieira.
Ilustrado em separado com diversos retratos do Poeta e um seu autógrafo em fac-símile.
"A falta de uma desenvolvida bibliografia do autor de «O Pão e as Rosas», completada pela das publicações concernentes à sua personalidade e labor literário, é deficiência que urge remediar, não obstante existir o valioso trabalho «Primeira Tentativa Bibliográfica de A. L. V.», integrado no opúsculo do Dr. Pedro Veiga «Afonso Lopes Vieira, Trovador d'El-Rei» (Porto, 1952). Por isso, há muito projectamos publicar um volume consagrado ao assunto, tendo assim o presente catálogo de ser considerado sòmente novo subsídio para completo esclarecimento de tão importante ponto da bibliografia literária portuguesa.
Os escritos de Lopes Vieira dispersos por revistas e outras publicações periódicas são numerosos, e o conhecimento de muitos deles de acentuado valor para se apreciar a evolução do seu pensamento. Consequentemente, a iniciativa de os reunir ou, pelo menos, de os relacionar, em conjunto com a parte fundamental da sua produção, reveste-se de particular significado e importância."
(Excerto do preâmbulo)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário