07 setembro, 2016

AVILA, Artur Lobo d' - ESMALTES ARTÍSTICOS E INDUSTRIAIS. Por... Premiado em exposições d'arte aplicada da Sociedade Nacional de Belas Artes, Medalha d'ouro da Exposição Ibero-Americana de Sevilha por esmaltes artísticos. Lisboa, Parceria António Maria Pereira, 1935. In-8.º (16,5cm) de 159, [1] p. ; [1] f. il. ; il. ; B. Biblioteca de Ensino Técnico (sem professor), 12
1.ª edição.
Interessante manual sobre o esmalte e a arte de o trabalhar.
Obra percursora, escrita em português, que sobre este assunto se publicou entre nós. Ilustrada nas páginas do texto com bonitos desenhos e em separado com um retrato esmaltado do Dr. António de Oliveira Salazar (Limoges), e no verso, com uma reprodução da Taça de Ouro da Península, ambas, peças executadas pelo autor.
"Tanto os esmaltes artísticos como os industriais, são produzidos em larga escala, nas principais cidades da Europa. Genebra, Paris, Viena, Milão, pricipalmente, são exímias em esmaltes de arte. [...]
Entre nós caminha-se na estrada do Progresso, embora seguindo sempre o velho rifão: de vagar se vai ao longe. [...]
Se ao fim de mais de quarenta anos de trabalho, quási diário, em esmalte de arte ou indústria, me resolvi a aceitar o convite, de há muito feito pela acreditada casa editora António Maria Pereira, para escrever êste livro, foi por estar convencido de que o nosso país se encontra, providencialmente, numa época de renascimento, seguramente propícia ao desenvolvimento do trabalho nacional, para o qual todos os portugueses devem dar o contingente que lhe fôr possível.
E assim, faço votos para que todos aqueles a quem a arte de esmaltar sôbre metais interesse, profissionais, amadores ou industriais, encontrem nêle indicações práticas que lhe sejam úteis, e que damos, sem pretensões a mestre, em matéria sôbre a qual não existe ainda, que o saibamos, uma publicação em português."
(excerto da Advertência)
Matérias:
Advertência. Prefácio. Primeira Parte. I - Esmaltes incrustados; Não incrustados. II - Materiais para esmaltar; Materiais pobres. III - Esmalte e suas variedades. IV - Outros materiais e ingredientes. V - Instalação. VI - Utensílios, ferramentas, instrumentos e pincéis, etc., etc. VII - Trabalhos práticos para execução de esmaltes artísticos. Segunda Parte. VIII - Esmaltes industriais.
Artur Eugénio Lobo de Ávila (Lisboa, 1855 - Lisboa, 1945). "Notabilizou-se como dramaturgo, jornalista e historiador. A sua carreira decorreu na administração pública, tendo chegado a director da Alfândega de Lisboa. Ingressou no Curso Superior de Letras e era tido como aluno brilhante, porém não terá concluído os estudos. Escreveu comédias, mas alcançou maior sucesso como autor de folhetins e romances históricos. Jornalista apreciado, publicou Nos bastidores do jornalismo (1946). Postumamente saiu o volume Memórias (1946)."
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Falha de papel no terço inferior da lombada, e no canto inferior esq da contracapa.
Invulgar e muito apreciado.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário